Artigos Em Destaque:

Por Que Existem 45.000 Denominações Cristãs?

De acordo com um relatório publicado pelo Centro de Estudo do Cristianismo Global, no Seminário Teológico Gordon-Conwell, em meados de 2015 havia mais de 45.000 denominaç&o...

Leia Mais

No Que Nós Cremos

Deus, nosso Pai

Nós cremos no Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o Criador de todas as coisas.[1] Ele se revelou à Moisés como Yahweh, “Aquele que Existe”, um nome que expressa sua natureza eterna.[2.........

Leia Mais

A Vida Radical De Atos 2:44

Oprimir - Governar ou reger com imposições cruéis, injustas e restrições irrazoáveis, exercer autoridade dura e má, silenciando e reprimindo o clamor do coração humano.

Vivemos em uma época de opressão - física, emocional, mental e espirit...

Leia Mais

Anoitecer

Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”. (João 9:4-5)

O Filho de Deus falou estas palavr...

Leia Mais

FAQ - Perguntas Frequentes

Clique na pergunta abaixo para ver a resposta. Qualquer outra pergunta, dúvida ou curiosidade que você tiver, por favor, entre em contato conosco, ficaremos muito gratos em responder.

Por que vocês chamam Jesus Cristo de “Yahshua”?

Por que vocês são chamados de Doze Tribos?

O que uma pessoa tem que fazer se ela quiser visitar uma de suas comunidades?

Há quantas pessoas no seu grupo?

O que os mantém juntos?

Por que todos os homens usam barba e amarram o cabelo?

Por que as mulheres se vestem dessa maneira?

Vocês têm um líder que vive do trabalho dos demais?

Vocês são uma seita?

Vocês assistem TV?


Pergunta: Por que vocês chamam Jesus Cristo de “Yahshua”? [Início]

Resposta:

Yahshua é a maneira que entendemos que o nome Jesus é pronunciado em hebraico. Quando o anjo em Mateus 1:21 anunciou para sua mãe hebréia (Miriam em hebraico ou Maria em português) sobre nosso Mestre, o nome de seu filho hebreu, o anjo falou um nome hebreu. Por respeito Àquele que enviou o anjo, nós queremos usar este nome.

A escrita ou a pronuncia hebraica exata do nome de nosso Mestre Yahshua não é uma declaração da nossa fé. Em outras palavras, escrevendo ou pronunciando Seu nome desta maneira ou daquela, não é o que faz da pessoa um verdadeiro seguidor.

Contudo nós fizemos algumas pesquisas sobre o assunto, e é isto que nós encontramos: Jesus é a versão portuguesa da palavra grega ιησους (pronunciado como “yay-soos”). ιησους é uma transliteração – uma tentativa de representar os sons de uma língua com o alfabeto de outra língua. Esta é a transliteração tradicional do grego para o nome hebraico que geralmente é traduzido como Josué no português.

Este nome hebraico tem duas formas diferentes, mas ambas são transliteradas por esta palavra ιησους na versão grega (septuaginta) do Antigo Testamento. Como estas palavras hebraicas eram originalmente pronunciadas, nós temos algumas evidências. O hebraico era escrito sem vogais, e aqueles que falavam a língua já sabiam como pronunciar as palavras. A maior parte daqueles que lêem hebraico hoje se apóia no trabalho dos Massoretas (escribas que introduziram um sistema de pontos e tracejados abaixo e acima das letras hebraicas para indicar o som de qual vogal ser pronunciada). Mas os massoretas viveram dos séculos sexto ao décimo DC, e é muito provável que tinham uma pronúncia diferente da usada nos séculos passados. Como nós entendemos, eles introduziram vogais diferentes em palavras contendo o nome sagrado do Criador para esconder sua pronúncia, para evitar que tomassem Seu nome em vão.

É claro, entretanto, que o nome do Criador é pronunciado YAH, como a expressão familiar Aleluia (halleluyah – que quer dizer “louve yah”). Também é claro que esta sílaba sagrada está contida no nome de nosso Mestre, porque João 17:11 diz: “Pai Santo, os proteja pelo poder de Seu nome – o nome que Tu me destes”. Então, desde que o nome do Pai está contido no nome do Filho, parece que o nome de nosso Mestre era pronunciado como Yahoshua ou Yahshua. A forma reduzida, Yahshua, parece ser a mais perto da transliteração portuguesa de Josué.

Pergunta: Por que vocês são chamados de Doze Tribos? [Início]

Resposta:

O fato que nós somos chamados de Doze Tribos não tem a ver com algum tribalismo místico, como nas crenças dos Mórmons, rastafáris, ou do Israelismo inglês. Mas sim, de pessoas que realmente estão vivendo juntas em unidade, vivendo uma vida tribal em doze diferentes áreas geográficas na Terra, como uma demonstração de como Deus sempre quis que Seu povo vivesse.

Pergunta: O que uma pessoa tem que fazer se ela quiser visitar uma de suas comunidades? [Início]

Resposta:

Qualquer um que está sinceramente interessado em nossa vida pode visitar nossas comunidades sem fazer qualquer comprometimento prévio. Enquanto a pessoa respeitar nossas maneiras, ela é bem-vinda para ficar em uma de nossas casas e compartilhar da vida normal. Nós esperamos que os visitantes participem da nossa vida social e façam perguntas sobre qualquer coisa que virem. Nós não cobramos das pessoas que passem um tempo conosco. Pelo contrário, nós gostamos de oferecer hospitalidade para qualquer um que venha à nossa casa.

Pergunta: Há quantas pessoas no seu grupo? [Início]

Resposta:

Ao redor do mundo nós provavelmente somos por volta de dois a três mil, dentre homens, mulheres e crianças. Mas nós não ficamos contando ou fazemos senso. Nós podemos dizer que estamos crescendo, e novos membros são bem-vindos.

Pergunta: O que os mantém juntos? [Início]

Resposta:

Nós permanecemos juntos por causa do poder do sacrifício de nosso Mestre Yahshua. Sua morte por nós faz possível que cada um de nós seja perdoado e perdoe os outros. Então, as coisas que geralmente separam as pessoas umas das outras não precisam nos dividir. Porque nosso Mestre nos salvou de uma vida de alienação, solidão, e pecado, nós O amamos e queremos fazer Sua vontade. Nós expressamos nossa devoção por Ele nos submetendo uns aos outros. Este respeito e apreciação mútua fazem a unidade possível. Nosso desejo é segui-lo, ser como Ele, e dar tudo que temos para fazer Seu propósito acontecer. Esta é nossa meta comum, e o amor nos faz assegurarmos que nossos amigos têm o encorajamento que eles precisam para continuar.

Pergunta: Por que todos os homens usam barba e amarram o cabelo? [Início]

Resposta:

Homens usam barba, pois o homem foi criado com barba. É normal e natural para um homem usar barba. Além disto, não é apropriado para um sacerdote cortar curto seu cabelo ou deixá-lo longo, deixando-o feminino. No antigo Israel tanto o cabelo solto como a cabeça raspada eram sinais públicos de lamento ou impureza. É sacerdotal para um homem amarrar seu cabelo atrás de seu pescoço e mantê-lo aparado como diz em Ezequiel 44:20:

“Não rasparão a cabeça, não deixarão crescer livremente sua cabeleira; apararão porém os cabelos.”

Sacerdotes estão preocupados em agradar seu Criador ao invés de estar buscando modas ou chamando a atenção para si mesmos com penteados diversos.

Pergunta: Por que as mulheres se vestem dessa maneira? [Início]

Resposta:

As mulheres se vestem de tal maneira porque elas desejam ser modestas.

Pergunta: Vocês têm um líder que vive do trabalho dos demais? [Início]

Resposta:

Não, não há nenhuma classe especial de líderes em nosso meio, ou aqueles que vivem em um padrão diferente do restante de nós. Todos aqueles que estão em posição de autoridade têm responsabilidades diárias e fazem tarefas simples (limpeza da casa, cuidado com o jardim, lavar louças, etc.) Nossos líderes mantêm-se no mandamento de nosso Mestre. Líderes na comunidade devem ser servos das pessoas, não dominadores.

Lucas 22:25-27 “Mas Jesus lhes disse: Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores. Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve. Pois qual é maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve.”

Pergunta: Vocês são uma seita? [Início]

Resposta:

Se você quer dizer um grupo esquisito, perigoso, religioso opressivo, não.

Uma definição de seita é: “uma religião considerada falsa, não ortodoxa, extremista... (Webster Dictionary Unabridged Dictionary 1996).

Então, quem deve dizer o que é falso, não ortodoxo ou extremista? Quando uma pessoa usa a palavra seita ela geralmente se refere a um grupo do qual ela tem medo ou não gosta. Embora nós sejamos, de tempos em tempos, chamados de seita, nós não somos falsos, não ortodoxos ou extremistas. Nós não fazemos nada além do que as palavras da Bíblia sempre nos chamaram a fazer, dando uma resposta razoável ao amor que Deus teve ao enviar Seu Filho.

Quando alguns dizem seita eles querem dizer uma sociedade religiosa fechada dominada por seu(s) líder(es), por uma série de regras opressoras, com uma programação anti-social. Para nós, as portas de nossas casas e corações estão abertas todo o tempo. Nós somos seres humanos experimentando todas as formas de alegrias e tristezas que pessoas reais sempre têm. Nossa vida em comum vai muito além do que um líder ou um grupo de líderes possa controlar. É o produto de muitas pessoas sinceras trabalhando e crendo juntas.

Pergunta: Vocês assistem TV? [Início]

Resposta:

Não, geralmente nós não temos aparelhos de TV em casa, nem achamos que é saudável para nossas crianças assisti-la. Nós vemos relacionamentos humanos como o foco central de nossas vidas; nós estamos aprendendo dia-a-dia a sermos amigos e prestarmos atenção às reais necessidades uns dos outros. TV seria uma distração, e seria prejudicial para aprender amar e ser “normal”.