O Evangelho da Cruz


Através dos tempos, o símbolo da cruz tem sido levantado, significando coisas diferentes para pessoas diferentes. Para alguns tem sido um sinal de esperança, perdão e a marca do trabalho de Deus. Para outros ,tem sido um sinal de terror. Mas é crucial que nós saibamos o que ele significa para aquele que veio trazer a mensagem – o próprio Filho de Deus.

Um seguidor de Yahshua, o Filho de Deus, deve conhecer o aspecto mais essencial de Seu ensinamento e pregação: a cruz. A glória da cruz não está somente naquilo que ele fez por nós, mas aquilo que ele espera de nós, que está claramente demonstrado na cruz. Não é meramente o que ela nos traz, mas o que ela exige de nós. Para alguns, a cruz representa a consumação do trabalho dEle, mas para aqueles que respondem ao verdadeiro evangelho, representa o desafio diário de encarar o verdadeiro discipulado.

O evangelho não é o verdadeiro evangelho ao menos que a cruz seja central e suprema. Primeiramente e antes de tudo, os ensinamentos dEle são instruções de como negar a si mesmo, pegar sua cruz, e segui-Lo. Isso significa dar a sua vida pelos seus irmãos, que é a maior expressão do novo mandamento de João 13:34-35; 15:13. Aqueles que pegam sua cruz e seguem Ele devem entrar num processo de derramar tudo o que eles têm no Corpo, ao ponto de se tornarem vazios, assim como Maria de Betânia derramou o jarro de alabastro no corpo físico dEle.

O custo na cruz

Através do evangelho da cruz é revelado o custo do verdadeiro discipulado. A cruz é o lugar onde você paga o preço de ser um seguidor do Salvador do mundo. O evangelho dEle confronta, de uma maneira ousada, cada obstáculo real que deve ser vencido para verdadeiramente segui-Lo e confiar a totalidade da sua vida para Ele em completa rendição. Você precisa abandonar sua vida, isso significa seus pertences, a sua carreira, seus planos, aspirações, sonhos, opiniões, e até mesmo membros da sua família que querem impedi-lo, para que você possa se entregar a um serviço sagrado para Deus. Esse é o chamado para você parar de buscar o que comer, vestir, aonde morar e é o chamado de buscar primeiramente o Reino de Deus e sua justiça.

Todos os que ouviram o chamado de Yahshua tiveram que enfrentar o custo da Sua mensagem. Para alguns eram as riquezas, para outros era o conforto, para outros eram seus familiares, e para outros eram princípios religiosos. Mas para todos, a cruz é o lugar de negar a si mesmo e pagar o preço integral do amor sacrificial. A cruz é a única maneira para segui-lo em obediência a seus mandamentos. É o caminho estreito, e é o único caminho que leva para a vida.

O jovem rico provou que odiava a cruz do Messias quando ele retrocedeu, não venceu o medo e a ambição para poder pagar o preço. Indisposto a pagar o alto preço, ele se afastou triste - e só. Ele desejava um caminho mais largo do que esse que Messias estava lhe chamando.

O círculo de discípulos

O verdadeiro evangelho chama você para a cruz, o qual chama você para absolutamente servir e render-se à vontade de Deus, que é onde a verdadeira glória da cruz é revelada. A cruz elimina a vida pra si e promove a comunhão, a qual cria comunidade, exatamente como foi no primeiro século. Comunhão significa completa participação, contribuição e distribuição de tudo o que você é e tem para o estabelecimento do Reino de Deus. Essa comunhão prática, de um amor visível em direção às necessidades diárias dos outros, é o que o Mestre disse que seria luz para o mundo.

Essa comunidade de “carregadores da cruz” produz o que Yahshua falou sobre a nova família de Deus. Quando a própria mãe dEle e seus irmãos vieram resgatá-lo de sua vida de extrema devoção, ele olhou ao redor do círculo daqueles que se dedicavam a Ele e proclamou “aqui estão minha mãe e meus irmãos, pois qualquer um que faz a vontade do meu Pai esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe!”[1] Ele estava estabelecendo a Igreja. O círculo de discípulos é a Igreja e é o fundamento do Reino de Deus. Este círculo de “carregadores da cruz” é o corpo dEle na Terra.

A adesão a esta nova família vem de não recuar em relação ao chamado da cruz, eles não recuaram ao chamado de abandonar uma busca por seu próprio bem para estarem livres para servir. Desde que todos os servos dEle estão juntos, construindo na mesma fundação. Sem essa demanda impositiva e inabalável de render-se totalmente na cruz, verdadeiro amor e unidade são impossíveis. A vida registrada no livro de Atos demonstra um povo que sinceramente estava envolvido com o evangelho da cruz:

Atos 2:44-45

Atos 4:32-35

Os apóstolos não fizeram algo extravagante ao estabelecer a primeira comunidade. Este padrão de comunidade não era só uma nova ideia ou uma moda, mas é a única maneira que o Corpo de Messias pode ser, de acordo com a palavra de Deus. O chamado de viver em comunidade para os que creem não é uma opção ou meramente um caminho mais excelente. De fato, é a causa e o efeito da cruz - tanto a Sua morte como a nossa.

Os recipientes do evangelho da cruz são trazidos à unidade e unicidade que se torna o testemunho irrefutável da “cidade em cima da montanha.” Amor e unidade não podem ser fingidos ou alcançados de nenhuma outra forma a não ser por meio da cruz. Esses crentes compõem os cidadãos da comunidade de Israel.[2] Esta comunidade de crentes que amam a Deus e uns aos outros de todo o coração é o cumprimento da Lei e dos Profetas.[3]A Restauração de Todas as Coisas.

Qualquer um que não tem esse amor ao ponto de derramar a sua própria vida por seus irmãos e irmãs não deveria pensar que o sangue de Messias o livrou de seus próprios pecados, pois aqueles por quem Ele morreu não vivem mais para si mesmos. Portanto, amar o seu próximo como a si mesmo[4] não pode ser em parte, metade, ou até mesmo a maioria - Precisa ser todas as coisas juntas, em comunhão com todos os outros que creem.

Esta é a exigência incondicional e indiscutível do verdadeiro amor sacrificial - o exemplo feito na cruz. A vida comum deve estar na ação e na verdade, não apenas na palavra e na língua. Deve ser a servidão voluntária motivada pelo nosso desejo de agradar a Ele. Esse padrão de dar e servir é o que nós devemos seguir para que possamos verdadeiramente dizer que estamos pegando nossa cruz e seguindo a Ele.

Quando Yahshua caminhou pela terra com Seus discípulos, era óbvio que eles tinham uma bolsa comum. O cuidador dessa bolsa comum, Judas, caiu por causa da ganância,[5] finalmente traindo o Filho de Deus. O erro do seu caminho não foi culpa da bolsa comum, mas foi a própria rejeição dele aos requerimentos da cruz. A traição de Judas foi uma rejeição ao chamado de negar a si mesmo.

O domínio da vida da cruz

Vida pra si é o domínio de Satanás. A cruz é onde Yahshua prevaleceu e aniquilou a tirania de Satanás na Terra, embora o olho natural não consiga discernir. ossa cruz também é onde o poder de Satanás sobre nós é quebrado e somos transferidos do reino das trevas para Sua maravilhosa luz.[6] Vida pra si está em inimizade com a cruz, a igreja e com Deus. Deus, por meio do trabalho da cruz em nós, põe um fim à vida do si e forma a Igreja.

O Filho de Deus foi como um grão de trigo que caiu no solo e morreu para que produzisse muito fruto – muitos outros como Ele. A declaração absoluta que fez foi essa: “aquele que ama a sua vida a perderá, mas aquele que odeia sua vida nesse mundo a salvará para a vida eterna.” Portanto a cruz é o lugar aonde o velho homem morre, as velhas maneiras, os velhos pensamentos, os velhos prazeres, os velhos passatempos, as velhas ambições e te traz para dentro de uma nova vida de buscar o Reino dos Céus em primeiro lugar. Pegar a sua cruz exige o fim de toda a vida do si, e é o que te livra das garras do deus desse mundo. Divisão, alienação, solidão e uma caminhada “a sós com Deus” é uma indicação clara de que você ainda não entendeu como nem aonde pegar a sua cruz e morrer nela.

Muitos dirão que tudo o que eles têm na verdade pertence a Deus, e se Ele pedisse por essas coisas eles dariam, mas Deus verdadeiramente conhece o coração deles. Se eles não são compelidos pela clara palavra de Messias que está registrada nas Escrituras, e falada pelos verdadeiros enviados dEle, então como é que Deus poderia pedir essas coisas para eles? Essa é a evidência de que eles não receberam o verdadeiro Salvador nem a mensagem dEle. Qualquer um que não pegar sua cruz diariamente e derramar sua vida por seus irmãos não deve pensar que ele chegou ao verdadeiro arrependimento, ou de que o sangue de Messias livrou ele de seus pecados.

Esse é o evangelho da cruz que nós ousadamente proclamamos, tendo a confiança de que essa é verdadeiramente a nossa vida. Nós não estamos envergonhados deste evangelho radical da cruz, pois ele é o poder de salvação para todos aqueles que creem. O caminho da cruz é revelação dada por Deus para aqueles que são dispostos a fazer a vontade do Pai. Aqueles que respondem ao sacrifício de Yahshua não vivem mais para eles mesmos, mas somente por Ele, para que o Reino de Deus venha para a Terra como ele é nos céus.

Por isso convidamos você a negar a você mesmo, deixar suas redes para traz, pegar sua cruz e segui-lo – junto conosco.

Mateus 4:19-20

Referências

  1. ^ Marcos 3:20,21 -  Então Jesus entrou numa casa, e novamente reuniu-se ali uma multidão, de modo que ele e os seus discípulos não conseguiam nem comer. Quando seus familiares ouviram falar disso, saíram para trazê-lo à força, pois diziam: “Ele está fora de si”. Marcos 3:31-35 -  Então chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficando do lado de fora, mandaram alguém chamá-lo. 32 Havia muita gente assentada ao seu redor; e lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e te procuram”. “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?”, perguntou ele. Então olhou para os que estavam assentados ao seu redor e disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos! 35 Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
  2. ^ 1 Pedro 2:9,10 - Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.Efésios 2:12 - naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo.
  3. ^ Mateus 22:37-40 - Respondeu Jesus: “‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.  Este é o primeiro e maior mandamento.  E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’ Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”.
  4. ^ O contexto da ordem de amar o próximo como a si mesmo é Levítico 19,16-18, o que deixa claro que o próximo se refere aos irmãos na fé, que habitam juntos, não no sentido geral do vizinho ou o próximo no mundo secular.Levítico 19:16-18 - “Não espalhem calúnias entre o seu povo.“Não se levantem contra a vida do seu próximo. Eu sou o Senhor. “Não guardem ódio contra o seu irmão no coração; antes repreendam com franqueza o seu próximo para que, por causa dele, não sofram as conseqüências de um pecado. “Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.
  5. ^ João 12:6 - Ele não falou isso por se interessar pelos pobres, mas porque era ladrão; sendo responsável pela bolsa de dinheiro, costumava tirar o que nela era colocado.
  6. ^ Atos 2 e 4

Leia Mais:

Yahshua

Seguiam-no de vila em vila, aonde ele ia. Amavam-no, ou pelo menos achavam que sim. Uma coisa era certa, não podiam viver sem ele. Eram eles o círculo íntimo, uns doze homens, mais ou menos, e algumas mulheres. Mas não eram os fortes, seguros, aqueles...

Leia Mais

Crepúsculo

É hora do crepúsculo, aquele momento magnífico onde ocorre a troca das luzes. O véu que cobre o céu com um azul profundo começa a desbotar, perdendo sua cor lentamente. Diferentes tons de violeta se mesclam abrindo caminho para um céu escuro que...

Leia Mais

Nosso Mestre Yahshua

Nosso Mestre ficou lá pendurado na cruz com seu corpo sangrando, espancado a ponto de não ser mais reconhecível. Ele engasgava e ofegava numa peleja para respirar enquanto uma dor como um ferro abrasante penetrava até o fundo do seu ser. Ondas de...

Leia Mais

Será Que Deus Terá o que Merece?

Não existe força mais poderosa em todo o universo que o amor de Deus. Nenhuma outra coisa pode alcançar o profundo da alma humana trazendo cura e esperança. Seu amor e sua vida se personificaram no...

Leia Mais