A Nossa História


Nosso Começo

Por mais ou menos dois mil anos a vida que Messias pregava, de amor entre os irmãos, de cuidado uns com os outros, e de comunhão, não foi vista sobre a Terra. Durante um curto período na história, os primeiros discípulos de Yahshua, viveram uma demonstração vibrante dessa vida. O testemunho deles era tão grande que o mundo inteiro virou de cabeça para baixo! At. 2:42 - 47

Esperança

Se houve uma época em que toda esperança parecia perdida, foram as décadas de 60 e 70. Fundações morais que mal tinham se mantido durante séculos de ataque, agora estavam sendo arruinadas em cada área da sociedade. Gasta pelo tempo, a restrição, de todas as maneiras, estava desaparecendo rapidamente.

O Cheiro de Água

Nós consideramos isso um dos maiores milagres da história do mundo. Que em meio a essa época tão escura, e já tão tarde, Deus falou e sua voz pôde ser ouvida pelo coração de um ser humano:

"Foi para isso que eu te criei?".

Como a primeira gota de chuva, depois do que pareceu ser uma eternidade de seca, Deus começou a falar de maneira similar aos corações de muitos outros. Impressionantemente, assim que essa chuva divina começou a salpicar o solo, a vida começou a emergir daquele velho toco no chão; primeiro um broto apareceu, depois um talo. Muitas pessoas começaram a responder ao chamado de "sair e ser separado", como Abraão fez anos atrás. Conseqüentemente, uma nova árvore com doze galhos fortes surgiu do tronco seco e aparentemente sem vida. Era a vida de Deus na terra novamente, e não poderia ser contida!

Nosso começo foi paralelo ao Movimento Jesus. Na mesma época que Deus começou a falar conosco, milhares de jovens nos EUA foram agitados por um desejo de encontrar algo melhor do que a vida fria e formal que eles viam nas igrejas. Eles se reuniram nas margens do Oceano Pacífico procurando perdão e uma nova vida em Cristo. Embora isso tenha começado com muito zelo e entusiasmo, o Movimento Jesus logo perdeu sua força viva, e muitos se viram piores do que quando começaram.

Apesar da idéia do Movimento Jesus, ao fim não dar em nada, o amor que foi derramado em nossos corações continuou a crescer e a transbordar. Nós éramos jovens e pequenos e não muito poderosos, mas nosso amor e zelo por nosso Salvador eram fortes.

Apesar do nosso entendimento ser limitado, uma coisa que foi revelada para nós, logo no início, foi o significado das palavras de nosso Mestre Yahshua em João 14:21.

"Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele."

Nós esperávamos que à medida que fôssemos fiéis em guardar as suas palavras, Ele continuaria a se revelar mais e mais para nós.

Queríamos compartilhar o amor que tínhamos recebido com todos que víamos. Nós procuramos outros cristãos para ter comunhão e visitamos muitas igrejas locais.

Nossa fundação foi baseada em João 15:5 :

"Eu sou a videira, vocês são os ramos, aquele que permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto; porque sem mim nada podem fazer".

Isso se provou como uma revelação fundamental sobre a qual nossa nação foi construída desde o começo.

Éramos convencidos de que o amor do filho de Deus podia mudar o mundo se as pessoas pudessem ver esse amor sendo realmente vivido nas coisas diárias e básicas. Tínhamos um desejo ardente de ver aquele amor curando a contenda e a divisão que víamos entre as igrejas cristãs.

De qualquer maneira, não demorou muito para percebermos que as igrejas cristãs estavam trilhando uma direção totalmente diferente. Um dia isso se tornou muito claro, quando encontramos uma placa na porta da igreja que estávamos freqüentando dizendo: "Não haverá nenhuma celebração neste domingo por causa da final do campeonato de futebol americano".

Nós pensávamos que todos na igreja realmente amavam o Deus dos céus, como o Apóstolo João escreveu:

"Não ame o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nele". (1 João 2:15)

E acrescentou que amizade com o mundo é inimizade com Deus. (João 4:4) O campeonato de futebol americano não é uma coisa do mundo? Isso não seria um exemplo ideal do que o Apóstolo João nos alertou no final de sua carta?

"Pequeninos, guardem-se dos ídolos." (1 João 5:21)

O cancelamento do encontro pela causa do campeonato de futebol nos revelou que os afazeres do mundo tinham mais importância e peso do que a comunhão dos que criam naquela igreja.

Naquele momento nós paramos de "ir" à igreja e passamos a "ser" a igreja. Como um filhote de águia livre para voar, encontramos essa liberdade de ser "simplesmente crentes" que podiam diariamente viver nossa fé, ao invés de gastar nosso tempo tentando justificar o sistema religioso com suas muitas contradições. Não queríamos ter nada a ver com o sistema que criava crentes de meio coração e pouco ânimo, esperávamos viver uma vida diária de fé que provaria ao mundo que Deus realmente enviou seu filho.

Nós não queríamos ser só mais uma divisão do sistema do cristianismo, que já estava bem sem esperança com todas as suas divisões. Confiávamos que Deus poderia nos guiar, e sabíamos que Ele poderia se revelar a nós se desejássemos obedecê-lo completamente.

Sabíamos que o amor de Deus que tínhamos encontrado nos compelia a amar uns aos outros de todo nosso coração, alma, mente e força e não mais vivermos para nós mesmos. Começamos a ver e experimentar aquele amor produzindo uma vida que era como a que vimos no livro de Atos, capítulos 2 e 4.

O resultado disso foi que clãs, comunidades e tribos começaram a ser formadas.

Em meados da década de 90 nós viemos para o Brasil. Viemos sem muitas condições, mas com esperança que poderíamos mostrar um caminho para aquelas pessoas que já não sabiam para onde ir.

Nosso começo foi no nordeste do Brasil, no estado do Ceará. Em 1992 saímos do nordeste e viajamos para o sul do Brasil com a intenção de encontrar um lugar onde poderíamos nos estabelecer. Nós migramos do árido solo do nordeste para lançar raízes em um solo fértil e construir nosso lar em uma terra onde poderíamos praticar o que estava em nossos corações.

Nós tínhamos um desejo forte de deixar a decadente ordem social e estabelecer algo completamente novo, baseado em relacionamentos livres de segundas intenções, onde cada pessoa pudesse ser apreciada pelo que realmente fosse, e não pelo que soubesse ou possuísse.

Atualmente estamos estabelecidos nas cidades de Londrina e Campo Largo, e temos também um restaurante na cidade de Mauá da Serra.

Nosso dia-a-dia


Todos os dias nos reunimos pela manhã, trabalhamos juntos, em diferentes áreas, até a nossa reunião da tarde, quando nós finalizamos o nosso dia. Em nossas reuniões, juntos, nós cantamos, dançamos e expressamos o que está em nossos corações. Essas reuniões não são lideradas por uma pessoa, mas todos têm liberdade para se expressarem.

Nós ainda não somos perfeitos, mas estamos aprendendo com o nosso Criador que quanto mais o obedecemos, mais nos é revelado. Nós estamos crescendo em respeito e amor uns pelos outros, e isso é demonstrado pela maneira como entregamos nossas vidas, onde os interesses dos outros são mais importantes do que os nossos próprios.

Quando você visitar nosso clã, você verá que temos muitas crianças. Nossas crianças são o nosso futuro, por isso dedicamos toda a nossa atenção a elas, ensinando-as a serem homens e mulheres de caráter. Elas aprendem com seus pais os verdadeiros valores da vida. Aqui, as crianças não são largadas na frente de uma televisão, ou colocadas em qualquer instituição educacional para serem ensinadas. Em nossas comunidades nós preservamos a pureza de nossas crianças de modo que as gerações futuras serão mais e mais puras. Logo seremos muitas gerações reunidas, vivendo a mesma vida. Isso realmente será fascinante!

Desde o ensino para as nossas crianças, até a ordenha das vacas, a lavagem de muitas louças, a criação de galinhas ou a plantação de erva-mate para a nossa pequena indústria de chá mate, a colheita de flores para nossa fábrica de velas, há sempre muito trabalho para ser feito!

A cozinha é como uma roda d'água em constante movimento. É um lugar onde muitas mães, e mulheres solteiras constroem bons relacionamentos e também ensinam coisas valiosas para suas crianças.

No nosso sítio você encontrará uma vida rústica e muito simples. Nós também trabalhamos com produtos orgânicos, integrais e naturais. Você facilmente nos encontrará nas feiras em vários estados do Brasil, vendendo nossas velas artesanais, nossos chás e produtos orgânicos.

Nós servimos àquele que nos chamou e abriu nossos olhos para ver o valor de uma vida em comunhão com o nosso Criador. A vida que vivemos nos foi ensinada pelo Filho de Deus quando Ele andou pela Terra.

Nós comparamos nossa vida com a das abelhas, onde cada um faz a sua parte. É como um corpo, e cada membro participa coordenadamente com seus movimentos. Não estamos apenas vivendo em uma comunidade, nós fazemos parte de um povo que está emergindo na Terra! Um povo organizado em tribos, exatamente como no passado. Esse mesmo espírito pode ser encontrado em qualquer uma de nossas comunidades ao redor do mundo.

Venha nos visitar e passe alguns dias conosco em nossa casa! Contate-nos, pois será um prazer recebê-lo. Nós estamos sempre abertos e procurando pelos filhos de Deus, aqueles que vão deixar tudo para trás para seguir a Yahshua, o Homem hoje chamado Jesus.