Uma Confederação de Doze Tribos - Um Manifesto


O Novo Israel,[1] ou seja, os Novos Filhos de Jacó,[2] é uma aliança de doze tribos. [3]Josué 24 mostra as doze tribos do velho Israel acolhidas por uma última vez sob o comando de seu grande comandante, Josué. Passaram-se os dias quando a forte liderança dele seguraria juntas as tribos. Agora eles teriam que ser uma verdadeira confederação de doze tribos autogovernantes, e mesmo assim, serem capazes de agir como um homem só debaixo da liderança de seus anciãos, juízes e oficiais. Ele invocou as doze tribos da antiguidade a servirem a YHWH, o Elohim de Israel, “em sinceridade e fidelidade”, se livrando de toda idolatria. Foi uma chamada à santidade que por muitas vezes eles esqueceriam:

“Agora temam a YHWH e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao YHWH. Se, porém, não lhes agrada servir ao YHWH, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao YHWH”. …Naquele dia Josué firmou um acordo com o povo em Siquém, e lhe deu decretos e leis. (Josué 24:14-15, 25)

Na base desta solene declaração, as Doze Tribos de Israel fizeram uma aliança. Josué os fez participarem numa comunhão de aliança como uma confederação, tendo um vínculo sagrado de unidade debaixo do nome Israel.[4]

Muitos anos depois, Yahshua,[5] o Salvador de Israel, diria:

“Portanto eu lhes digo que o Reino de nosso Pai será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino.” (Mateus 21:43)

E lhe perguntaram: “Por que os mestres da lei dizem que é necessário que Elias venha primeiro?” Yahshua respondeu: “De fato, Elias vem primeiro e restaura todas as coisas…” (Marcos 9:11-12)

Assim, o antigo Israel foi desqualificado, como todos os sinceros já sentiam. Um novo Israel espiritual teria que surgir da poeira para cumprir as promessas feitas a Abraão.[6]

Em Marcos 9, Yahshua profetizou que “Elias” teria que vir novamente para “restaurar todas as coisas”. Por implicação, Ele profetizou a queda da igreja do primeiro século. As suas palavras sobre construir sabiamente na rocha, em vez de construir tolamente na areia, não foram só para os Seus ouvintes judaicos. Elas advertiam de problemas vindouros. Em verdade, de novo e de novo Ele labutou para advertir Seus discípulos, os apóstolos e pilares do novo Israel espiritual, de que eles também poderiam ser cortados, assim como antigo Israel foi. Orgulho e uma confiança indevida sempre acompanhava o antigo Israel como uma praga, entupindo seus ouvidos e endurecendo seus corações contra as muitas advertências profética de desastre e o julgamento justo de YHWH sobre o pecado.

Novo Israel – o Israel da Nova Aliança, cujo alvo é engrandecer o nome de nosso Pai além das fronteiras da terra de Israel[7] – é também uma aliança de doze tribos. São irmãos aliados na mesma peleja e causa[8] em uma eterna comunhão uns com os outros. O apóstolo João falou da glória final no livro de Apocalipse. Aqui você pode ver as doze tribos da Nova Aliança:

Um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas aproximou-se e me disse: “Venha, eu lhe mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro”. Ele me levou no Espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia dos céus, da parte de YHWH. Ela resplandecia com a glória de Elohim, e o seu brilho era como o de uma jóia muito preciosa, como jaspe, clara como cristal. Tinha um grande e alto muro com doze portas e doze anjos junto às portas. Nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. (Apocalipse 21:9-12)

Sim, a Noiva de Messias é também uma confederação de doze tribos, a plenitude daquilo que o antigo Israel deveria ter sido e que a igreja do primeiro século foi por um breve e brilhante momento. Confederação significa aliados juntos na mesma causa, ter o mesmo vínculo entre tribos, agir de maneira harmoniosa e em concerto. É uma união que expressa a comunhão real que Messias, seu Noivo, pediu para ela ter, em oração.[9] O que um homem diz, e mais ainda, o que ele pede em oração nas horas finais de sua vida nos diz o que é mais importante para ele. Antes de ser crucificado, Yahshua orou fervorosamente que ela, Sua noiva, seria um, tendo a mesma comunhão entre uns e os outros que Ele tinha com o Pai.

Construindo na Rocha

Estamos agora, neste tempo, lançando as pedras de fundação desta “Cidade Santa” na terra – a Confederação das Doze Tribos de Israel. Tem que ser estabelecida na terra, pois foi isso a primeira coisa que Ele ensinou aos seus discípulos a orarem: “Seu reino venha, Sua vontade seja feita na terra como é nos céus!” A Soberania de YHWH – Seu reinado, unindo um povo em Seu amor – deverá ser mais uma vez visivelmente aparente em toda sua glória. Israel é um nome dado às doze tribos coletivamente, como um inteiro completo.[10] (Uma tribo só não constitui Israel.) Israel é Israel somente como um inteiro completo. YHWH não pode responder às orações de nada menos que um povo – Seu povo.[11]

Em dias vindouros vocês compreenderão isso. “Naquele tempo”, diz YHWH, “serei o Elohim de todas as famílias/clãs/tribos[12] de Israel, e eles serão o meu povo.” (Jeremias 30:24 - 31:1)

Jeremias está profetizando sobre uma comunhão de tribos da qual YHWH será o Elohim “naquele tempo”.[13] Isto é, “nos últimos dias.”[14] Isso fala profeticamente das tribos da Nova Aliança de Atos 26:7.[15] Estes são os “novos filhos de Jacó” que O servem de todo coração, dia e noite, se livrando de todos os deuses estrangeiros. Novo Israel é uma confederação de doze tribos que têm esta fundação para a sua vida comum: servir ao Elohim de Abraão, Isaque e Jacó – somente a YHWH – através de Yahshua no poder do Espírito Santo.

O Sacerdócio Real

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo para Sua possessão, para anunciar as grandezas dAquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz. (1 Pedro 2:9)

1 Pedro 2:9 descreve nada menos que uma confederação de doze tribos autogovernantes.[16] Esta é a nação santa. Cada tribo é composta de clãs autogovernantes, e todos os homens e mulheres nestes clãs, em cada lugar,[17] estão em união total.[18] De cada lugar assim, estas comunidades (igrejas) enviam evangelistas, como o Salvador enviou Seus discípulos. Esses andadores são enviados com o evangelho em pares.[19] Isso leva à formação de novas comunidades em vilas e cidades próximas, assim como as abelhas enxameiam para novos locais quando a colmeia está cheia. Esta vida replicante por si mesma se forma em uma confederação de clãs. Cada região é coordenada por irmãos dotados que se juntam em conselho. Este é o modelo e padrão em todas as tribos do novo Israel. Doze tribos é o limite, fixo para o Novo Israel, apesar de que não há nenhum número fixo para clãs dentro de cada tribo, e não há limite no número de agrupamentos (cachos) de casas dentro de um município.

Israel é o domínio de YHWH na terra. É feito de súditos dispostos que voluntariamente se sujeitam ao reinado dEle. A Cidade Santa é feita desses servos voluntários que coletivamente são a Noiva, a esposa do Cordeiro[20] Não existe nenhum santuário matriz ou governo centralizado a não ser o Espírito de nosso Mestre Yahshua. Ele é encontrado onde Seu povo vive juntos em unidade e O servem dia e noite. É lá “onde Ele está”[21], como Ele disse para Seus discípulos em João 12. Ele está em todo lugar onde um castiçal brilha com luz.[22]

Os anciãos em cada lugar estão em submissão a todos os outros anciãos. Todos esses concílios de anciãos, tal como Paulo convocou para reunir-se com ele, da Comunidade em Éfeso[23], estão em comunhão com os apóstolos. Para o novo Israel, confederação significa uma comunhão de tribos e de seus líderes tribais. Os líderes dos clãs (anciãos) dentro de cada tribo devem sempre estar em comunhão com os apóstolos.[24]

O nome Israel significa “Elohim reina”, e Ele reina através de Seus servos que servem a Ele onde Ele está.[25] Serviço e obediência são exigidos de todos que compõem uma tribo e seus clãs. Elohim reina onde Ele habita na comunhão das tribos.[26] Ele reina através da Palavra de Elohim, o Regente que ajunta todos em um.[27]

Nossas Doze Tribos

Religião organizada é, por natureza, institucional, o que quer dizer que todas as atividades “religiosas” são planejadas (prescritas), até mesmo o culto (adoração). Nas Doze Tribos, não há traço de tal instituição deliberadamente criada para a ordenação e organização de absolutamente tudo. Em vez disso, todos são guiados por um único Espírito e ensinado por Ele.[28] O reinado de Elohim é a própria vida da Confederação das Doze Tribos. Estas tribos não são governadas meramente por bons princípios, tal como os estados políticos usam para se organizarem. Nossas doze tribos são governadas por bons pastores que obedecem às ordens do Mestre em Mateus 28:18-20 e ensinam a todos eles a obedecerem a tudo o que Ele ordenou aos primeiros discípulos dEle.

Nossas doze tribos são as doze tribos de Atos 26:7 restauradas durante estes últimos dias, em cumprimento a Isaías 49:6.[29] Aqui, cada pessoa, de sua própria e livre escolha, serve ao único e verdadeiro Elohim dia e noite. Ninguém nos trouxe e nos colocou debaixo do controle de um governo feito por homens, ou uma ordem de sacerdotes (o clero), tal como as instituições organizadas das religiões do mundo – incluindo o cristianismo. A verdade é que YHWH reina em Israel, e já que Ele não é um deus da confusão, mas de paz, não há ação ou movimento independente entre o povo dEle, o que é igual a “obra sem lei”.

Nossa cultura é uma supracultura, uma que transcende as fronteiras naturais de raça, cultura e nacionalidade, como profetizado em Ezequiel 17:22-24, falando das doze tribos restauradas nos últimos dias. Nossa cultura é uma que não muda de acordo com os caprichos da moda ou opinião popular. O mundo viu uma outra supracultura vinte séculos atrás na igreja do primeiro século, mas ela mudou e se tornou irreconhecível em comparação com o seu começo.[30] O resultado foi a morte da comunidade, de compartilhar tudo em comum, da vida diária de amor que tanto surpreendeu o mundo antigo. Quão infinitamente longe o cristianismo de hoje está disso?

Então, as Doze Tribos não são uma ordem institucional de sacerdotes reinando sobre um grupo de leigos. É um sacerdócio real, uma nação santa, e uma confederação. Confederar é vincular juntos em uma união de tribos autogovernantes, aliados todos na mesma causa e peleja.[31]

O Ano Aceitável Do Senhor

“O Espírito do Soberano Elohim está sobre mim, porque o YHWH ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do YHWH e o dia da vingança do nosso Elohim; para consolar todos os que andam tristes,” (Isaías 61:1-2)

Nós agora estamos em preparação para outro cumprimento de Isaías 61:1-2.[32] Agora é a hora em que o governo e autoridade de nosso Elohim está crescendo e alcançando sua plenitude no povo dEle. Os novos filhos de Jacó estão agora sendo trazidos à existência. Através da sua poderosa palavra Ele está nos trazendo à existência como um povo novo, uma nova nação.[33] Ele está nos ajuntando tanto dos gentios como também dos judeus.[34]  Do tronco da árvore santa da Velha Aliança, galhos foram cortados e os gentios foram enxertados em seu lugar. Por isso, a atual restauração das Doze Tribos vive das raízes da igreja do primeiro século, que, por sua vez, como diz em Romanos 11:21, viveu das raízes do antigo Israel.

Agora, nesta mesma hora,[35] o Novo Israel está sendo restaurado para produzir o fruto que ambos, o antigo Israel e a primeira expressão do Novo Israel, não produziram.[36] A nação santa está agora sendo restaurada.[37] Ela tem que ser restaurada, já que a primeira expressão de Atos 13:46-47 igualmente não produziu o fruto, como Paulo esperava que produzisse.[38] Assim como o antigo Israel foi cortado, assim também a primeira igreja. Ela não permaneceu na Sua bondade, como Paulo tinha avisado que ela, a Igreja Romana, deveria fazer. “De outra forma”, ele disse, “você também será cortada”.[39] E assim foi, obvia e evidentemente.

O Declínio E A Queda Da Primeira Igreja

Lá pelo fim do primeiro século d.C., João “acolheu” as tribos do novo Israel novamente em “Shechem” na sua primeira carta. Como Josué, ele os convocou a servirem a YHWH em sinceridade e verdade. Ele disse a eles que aqueles que não amam a seus irmãos não amam a YHWH.[40] Ele os advertiu a se manterem “livres de ídolos”.[41] Esse novo Israel falhou em fazer isso, e assim, do mesmo jeito que o antigo Israel falhou antes deles, eles cessaram de ser uma luz para o mundo, e se tornaram mais uma religião mundana e corrupta. Nós a conhecemos como cristianismo.

Do segundo século para frente, a Igreja Cristã tem sempre demostrado essa deriva de suas raízes. Ela foi um câmbio de paradigma de comunidade para doutrina, de obediência para obra sem lei, de unidade e amor abnegado para autopreservação e conformidade doutrinária, de participação total de cada membro para ritual rotinário e um clero assalariado.

Eles abraçaram a separação que Paulo os advertiu de que estava por vir, em Romanos 11:22. Eles deliberadamente se distanciaram do antigo Israel. Adotaram nomes gregos para o Elohim de Israel e o Salvador Yahshua, abandonaram o guardar do Sábado e dos Festivais, e se tornaram um com os governos do mundo. Não havia mais separação entre a igreja e o Estado. Assumiram as culturas, tradições e festivais do mundo, como se Israel não tivesse nenhum! Durante todo esse tempo eles estavam completamente inconscientes da mudança que fizeram, das raízes de Israel para as raízes do mundo onde Satanás reina.[42] Tudo isso aconteceu porque, muito antes, eles se cortaram de Messias, excluindo-O de seus corações e de seus concílios.[43]

As Doze Tribos da Nova Aliança[44] foram a nação de Mateus 21:43 que deveria ter produzido o fruto do Reino. Tristemente, eles não permaneceram na união e unanimidade do Pai e o Filho. Eles falharam porque deixaram para trás o amor de Messias,[45] escolhendo o amor do mundo no seu lugar. O levedo da iniquidade escalou sorrateiramente o muro e até mesmo se levantou de dentro. Por fim, a massa inteira foi levedada.[46] As advertências duras do Livro de Apocalipse, escritas no final do primeiro século, não eram somente baboseiras sem sentido. Ao contrário, elas advertiam que, se eles não se arrependessem, eles perderiam a luz deles. Eles não se arrependeram. Todas os castiçais foram removidos, cada um de seu lugar – a luz de revelação dos céus, tal como tinha iluminado a alma de Pedro no dia em que ele proclamou que Yahshua era “o Messias, o Filho do Elohim Vivo”, apagou.[47] Trevas caíram sobre toda a terra, até mesmo sobre todo o planeta. A noite chegou, assim como o Salvador tinha profetizado.[48]

Assim, Malaquias 1:11 não se cumpriu em sua plenitude. Nenhum povo santo fez grande o nome dEle até os confins da terra.[49] Nunca houve um testemunho de justiça e retidão que durasse 49 anos, culminando na celebração do Ano de Jubileu no quinquagésimo ano, cumprindo as ordens épicas de Levíticos 25. Nem mesmo o antigo Israel e a igreja do primeiro século conseguiram. Era radical e revolucionário demais para eles. Em vez de vencer, eles toleraram o velho levedo no meio deles. O preço de ser uma massa nova e sem levedo foi alto demais.

Outro espírito (como foi avisado em 2 Coríntios 11:4) começou a ser chamado erradamente de Espírito Santo, e interpretou as Escrituras de maneira a permitir divisões, inimizades, e até mesmo guerra entre os crentes (e contra os descrentes, a quem o Salvador veio buscar e salvar). Este espírito mau fez lavagem cerebral nos “patriarcas eclesiásticos” de maneira tal, tão poderosa, que Efésios 4:2-7 perdeu todo seu sentido. Em vez disso, o levedo do orgulho, malícia e maldade foi tolerado.

Conspiração: Derrota da Confederação

Então, tanto no antigo Israel como no novo Israel do primeiro século, a confederação se perdeu. Tolerância forçada de concessões e insinceridade tomou o lugar dela. Não havia mais os filhos de Elohim guiados por um único Espírito do verdadeiro Elohim, o mesmo Espírito que guiou nosso Mestre Yahshua. Ele é um com o Pai assim como nós devemos ser.[50] Assim, a confederação se acabou. Não havia mais o vínculo de paz de que Paulo falou em Efésios 4. Não havia mais uma aliança, a liga ou tratado, aliançados juntos para o propósito de uma ação em conjunto[51] para executar a vontade do Elohim de Abraão. Mas, se levantou no meio deles um engano satânico. Uma conspiração inconsciente destruiu a confederação de apoio mútuo, como Paulo advertiu em Atos 20:28-30. Ele os chamou de “lobos selvagens”, homens perversos (corruptores[52]) que atrairiam para si discípulos”[53]

Uma guerra civil é sempre disparada por tais homens selvagens conspirando juntos para promover contendas (guerras) e divisão (denominacionalismo). Isso está evidente e irrefutavelmente em pleno florescimento hoje em dia entre aqueles que afirmam amar uns aos outros assim como o Filho os amou, apesar de suas incontáveis divisões, tanto dentro como entre suas incontáveis denominações. Estão tão divididos quanto podem ser – plenamente levedados.[54]

Conspiração é uma ação de tramar secretamente, combinar um plano – um esforço conjunto feito por muitos a fim de alcançar um alvo específico. Conspirar é usar tais meios para conseguir persuadir pessoas inocentes e mal-informadas a fazerem o que o conspirador quiser. Foi isso que Satanás conspirou fazer contra a Igreja do primeiro século. Todos que foram enganados concederam. Eles cederam à sua persuasão quando eles aceitaram suas mentiras como verdadeiras e válidas, enviando sua igreja para uma bem documentada história de banhos de sangue, cruzadas e uma época de trevas de corrupção moral (como Yahshua mesmo profetizou em João 9:4-5).

Filósofos religiosos até hoje estão ainda debaixo da mesma persuasão. É por isso que eles escrevem tanta baboseira intelectual louvando “unidade em diversidade”, como se tal confusão existisse entre o Pai e o Filho! Debaixo desta falsa persuasão eles falam sobre como as nações do mundo estão ainda cheias de confusão e ambições hostis, mas eles não veem a própria confusão deles. Afirmam ser a luz do mundo, mas o que é que eles veem quando olham para o mundo a não ser um reflexo de si mesmos? Eles se enxergam como plenos cidadãos do mundo, e, assim sendo, eles certamente são, por vontade própria, “forasteiros à Comunidade de Israel”.[55]

Tudo o que as nações têm visto no passado, do terceiro e quarto séculos até hoje, é a mesma coisa que viram no antigo Israel. Eles viram guerras entre tribos naquela época, e desde a queda da primeira igreja eles viram divisões entre todos os que afirmam ver e conhecer a Elohim que é um. Portanto, o que as pessoas neste mundo veem, acima de tudo, são aqueles que convocam “Jesus como Senhor”, mas não amam como Ele amou. Como já se pode ver durante o tempo em que 1 João estava sendo escrito para a igreja do primeiro século: afirmar conhecê-Lo, mas não guardar os mandamentos dEle é a traição suprema da verdade.[56] O que, então, esperam aqueles que fazem isso a não ser uma culpa que permanece eternamente?[57]

A Restauração de Todas as Coisas

A restauração de todas as coisas em Marcos 9:11-12 é uma das mais importantes profecias de Yahshua – e também a mais desconsiderada.[58] As doze tribos de Atos 26:7 e Tiago 1:1 terão que ser restauradas se “todas as coisas” vão ser restauradas, se é que algum dia haverá uma nação que produza o fruto do reino. Paulo tinha esperança em Atos 13:47 de fazer fruir Isaías 49:6-8 através das “nossas doze tribos” em Atos 26:7-8, já que a redenção de seus compatriotas israelitas era a esperança e o alvo do chamado de Paulo[59] – para cumprir Mateus 19:28, como falou o Profeta.

Na restauração de todas as coisas, um novo povo surgirá do pó da terra que cumprirá a Lei da mais admirável maneira. Farão isso pela graça que seu Mestre Yahshua supre, na obediência à Palavra de YHWH. Jeremias 31:31-34 coloca esta promessa, que é a própria promessa da Nova Aliança em si, de que nos últimos dias, o próprio YHWH escreverá em nossas mentes e nos nossos corações a Sua lei. Com ela vem a promessa do poder para cumpri-la.[60] É para isso que temos o prometido Espírito Santo.

Esse Espírito separado, “dado para aqueles que O obedecem,”[61] não tem sido dado desde a queda da primeira igreja, como as palavras proféticas de Yahshua, em João 9:4-5, advertem de uma grande escuridão por vir. Desde que o Espírito partiu, a instituição que permaneceu esteve debaixo da Lei. Pois como Paulo esclarece em Gálatas 5, estar debaixo da Lei é tudo o que sobra para aqueles que não são guiados pelo Espírito.[62] Esta lei nunca pode ser obedecida sem o Espírito Santo, o amor derramado dentro dos corações dos redimidos.[63]

A atitude dos redimidos para com a lei de YHWH pode ser compreendida somente na luz de Jeremias 31:31-34. A hora da salvação voltará somente depois que a restauração de Marcos 9:11-12 começar. Isto realizará o que foi profetizado em Isaías 49:6. Essas doze tribos unificadas em um só coração e um só caminho ocorreu por um breve tempo no primeiro século.[64] Paulo aplicou Isaías 49:6 a si mesmo em Atos 13:46-47.

Somente agora, nos “últimos dias”(“naquele tempo”), profetizado em Jeremias 30:20 - 31:1, é que pode ser “O Tempo” de Miqueias 5:3, quando o “remanescente de Seus irmãos voltarão para os filhos de Israel”. A hora é agora quando a Lei não será opressiva como é para aqueles sem o poder do Espírito Santo.[65] Para eles teria que ser como Davi cantou em Salmos 19:7-10, onde a Lei de YHWH era o deleite dele, mais desejável que o ouro fino. Este Salmo será cantado pelo novo Israel. Não será mais a Lei vista como um peso opressivo e exigente, mas na realidade, ela será o que trará gozo ao coração. No novo Israel, aquele coração para obedecer à Lei, na realidade, providencia a segurança da proximidade ao coração de nosso Pai. Será a evidência de um novo povo de YHWH surgindo para restaurar todas as coisas no tempo do fim, executando-o.[66]

É nesse momento quando o gozo de fazer a vontade de YHWH encontra uma tão simples expressão, como no Salmos 19:7-10. Como o versículo 11 promete, grande recompensa espera todos os que fazem isso. É este o manifesto do novo povo de YHWH que vive em uma nova obediência, que é somente possível com o amor recentemente derramado de Romanos 5:5. Esse amor é o Espírito Santo, pelo qual o propósito de nosso Pai será restaurado e cumprido na terra.[67]

Somente quando o próprio YHWH coloca a Lei dEle dentro do coração de um povo[68] é que ele pode ser a evidência do reino vindouro. Então será visto por todos que um novo povo está produzindo o fruto do reino.[69] Jeremias 31:1 é o recém-formado Corpo de Messias em doze áreas geográficas da terra durante os últimos dias. Eles vivem pela Nova Aliança que re-cria o sacerdócio real e a nação santa de 1 Pedro 2:9-10. Isso traz à existência o novo povo de YHWH. Eles são uma confederação de doze tribos autogovernantes que não estão debaixo da Lei. Mas em vez disso, a Lei está escrita em seus corações.[70]

A Hora é Agora

Em dias vindouros vocês compreenderão isso. “Naquele tempo”, diz YHWH, “serei o Elohim de todas as famílias de Israel, e eles serão o meu povo. Estão chegando os dias”, declara YHWH, "quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá… (Jeremias 30:24 – 31:1,31)

O tempo de Jeremias 31:31 e Miqueias 5:3 está aqui, e ele requer a casa inteira de Israel. Israel é Israel somente como um inteiro completo[71] Jacó teve doze filhos, por isso agora tem que ter os novos filhos de Jacó, doze em número. Este povo novo produzirá o fruto que o antigo Israel nunca produziu.[72] Tampouco o novo Israel do primeiro século produziu o fruto.[73]

Jeremias 31:1 diz: “Naquele tempo” – AGORA É A HORA da restauração das doze tribos, com todos os seus clãs. Eles são um sinal de Apocalipse 12:1-6. “Naquele tempo” – a hora é agora. Agora é a hora! Em dias vindouros vocês compreenderão isso.”[74] Vocês entendem?[75]                                                                                              

Em Mateus 21:43, o fruto do reino é Jeremias 30:19-20:

“Deles virão ações de graça e o som de regozijo. Eu os farei aumentar e eles não diminuirão; eu os honrarei e eles não serão desprezados. Seus filhos serão como nos dias do passado, e a sua comunidade será firmada diante de mim; castigarei todos aqueles que os oprimem.”

Esta é uma vida de retidão e justiça cujo gozo é expressado em festivais, como um pregosto da época vindoura.[76]

As escrituras da Nova Aliança existem principalmente para explicar como Mateus 21:43 aconteceu, tanto com o antigo Israel como também com a igreja do primeiro século, para que pudesse existir um povo que produzisse o fruto. De que outra maneira, já que o reino foi tirado deles, pode alguém ter a mínima possibilidade de produzir o fruto dele?[77] As escrituras da Antiga Aliança não inspirou a maioria do povo de YHWH a O obedecer. As palavras em si não impediram o povo de ser como Mateus 21:33-46 diz que eram. Assim, Paulo se inspirou a dizer, em Atos 26:7, que “nossas doze tribos” produziriam seu fruto para trazer à fruição a promessa para Abraão, em Gênesis 15. Atos 26:6-7 diz que “nossas doze tribos” farão o trabalho por eles que não fizeram. Este é o conto triste que Mateus 21:33-45 conta, como os servos enviados pelo Dono da vinha, para obter de seus frutos, foram espancados ou mortos, em vez de serem bem recebidos. No versículo 43 diz que seria tomado deles e dado para uma nação que produziria o fruto dele – por eles.

É por isso que nós temos tudo que Yahshua disse, para sermos as Doze Tribos de Israel que vão obedecer a Ele. Nós também temos o Espírito para nos mostrar a maneira de cumprir essas coisas[78] Portanto, agora sabemos o significado das escrituras da Nova Aliança, erroneamente chamadas de “Novo Testamento”.

A não ser que o novo povo dEle obedeça a Ele, esta época atual não chegará ao seu fim[79]. A não ser que as nossas recém-restauradas doze tribos produzam o fruto do reino, Gênesis 15:18 nunca se cumprirá. Esta é a concessão da terra e propriedade feita por nosso Pai para Abraão, que nenhum poder na terra jamais realizará. Somente o próprio YHWH poderá dar à semente de Abraão aquela terra, em paz, e Gênesis 18:19 é a única maneira que isso pode ser efetuado – por um povo espiritual que volte seus corações para seus filhos, criando e levantando gerações que andam no caminho de YHWH. Daí então, e somente então, é que Ele pode, o poderoso Elohim, realizar tudo o que Ele prometeu a Abraão.

Esse povo especial cumprirá tudo isso pela obediência às escrituras da Nova Aliança (tanto os Evangelhos como as Epístolas). Esta obediência qualifica e capacita nossas doze tribos a produzirem o fruto de Mateus 24:14. Se não somos obedientes, 1 João 2:4 diz o que realmente somos – um bando de mentirosos – junto com qualquer outra pessoa que repudia a obediência como uma questão de necessidade doutrinária. Se as novas doze tribos desobedecem à palavra dEle, não seremos melhores do que qualquer outro grupo ou pessoa que durante a história humana declarou ser o povo de YHWH.[80]

Então, nosso Mestre Yahshua veio para recrutar um povo para tomar o lugar do antigo Israel por uma época. Ele fez isso para poder restaurar Israel para seu lugar apropriado no Reino[81] Assim, a maldição de Jeremias 34:18 não se realizaria naquEle que prometeu guardar a aliança com Abraão, em Gênesis 15:18. Foi um juramento auto-amaldiçoador que YHWH, humildemente, assumiu naquele dia, quando a presença dEle passou entre os animais que Abraão havia dividido ao meio. Por isso, jaz sobre Ele o peso de cumprir a palavra dEle – e a pena do não-cumprimento visto nas carcaças divididas do sacrifício.[82]

Paulo sabia do juramento de Gênesis 15 e sabia que se Israel, os descendentes de Abraão, não cumprissem Gênesis 18:19 – a própria razão pelo qual nosso Pai chamou Abraão – e se os discípulos de Yahshua não cumprissem este envio, então YHWH, Ele mesmo, seria como Jeremias 34:18. Foi um juramento auto-imprecatório ou amaldiçoador: “Que isso seja feito comigo caso eu não cumpra com esta aliança”.[83]

Israel não cumpriu Gênesis 18:19, aquilo que o próprio Abraão foi previsto e chamado a fazer, mas a promessa seria cumprida somente se seus descendentes fizessem como ele fez. Eles, porém, provaram ser impostores.[84] A princípio eles tomaram a terra,[85] mas é outra coisa continuar com ela, possuindo a terra, algo que requer fidelidade, para levantar a geração após eles, para guardar e manter o que conquistaram. Aquela geração de descendentes tinha que, da mesma maneira, fazer o que Abraão fez, ordenando seus filhos e famílias, andando no caminho da justiça e retidão.[86] Nós temos que fazer o que Josué e as Doze Tribos fizeram primeiramente. É uma coisa levantar as doze tribos,[87] já é outra produzir o fruto do reino, e manter a unidade por quarenta e nove anos[88] Abraão foi fiel até o fim com Isaac, então Isaac foi fiel com Jacó, e então Jacó foi fiel a dar à luz os seus doze filhos. Os descendentes deles formaram uma confederação de doze tribos autogovernantes, e mais tarde, a Lei foi adicionada.[89]

Gênesis 18:19 diz, “seus filhos e a sua casa após ele”, mas a casa dele, a casa de Israel, não fez o que era certo e justo para que YHWH pudesse cumprir o que Ele prometeu no juramento dEle. Ele sabia, quando Ele andou entre os animais partidos, que Ele daria a produção do fruto a uma outra nação, para cumprir o juramento pelo fruto que eles produziriam.[90]

Por isso, as escrituras da Nova Aliança foram escritas para nós.[91] Elas nos lembram da Antiga Aliança que não foi obedecida pelos descendentes de Abraão, a não ser por alguns poucos períodos da história. Josué 1 é um exemplo disso. Nós, porém, como em Apocalipse 17:14 nos convida, temos que ser fiéis, e não só sermos chamados e escolhidos. Quantas vezes o antigo Israel pensou como 1 Coríntios 10:12? Em Josué 21:43 estava o juramento prometido, mas não se passou muito tempo antes que Israel se tornasse infiel de novo e de novo, até que Mateus 21:43 veio sobre eles, como Josué 22:18 e 24:20-25 prefigurou.

Renovando a Aliança

Nossas doze tribos devem renovar a aliança inaugurada em Lucas 22 no primeiro século. Marcos 9:11-12 é a Nova Aliança restaurada para poder produzir o fruto pelo antigo Israel e a primeira igreja[92] Como em Atos 26:7, agora nós temos que renovar a aliança para podermos produzir o fruto que eles não produziram. Atos 26:7 está se referindo ao juramento da Antiga Aliança em Gênesis 15:17-18, que é guardada através de Gênesis 18:19. Exige uma geração fiel “após nós” para guardar a aliança, para que YHWH possa fazer o que Ele disse. Êxodo 20:5 diz “até a terceira e quarta geração daqueles que Me odeiam”, mas o versículo 6 fala daqueles que amam a Ele.[93]

Israel violou cada um daqueles “se’s” em Josué 23:12-16. Os versículos 1-5 mostram a promessa, mas ela requer obediência e fidelidade, como os versículos 6-11 exortam, enquanto os versículos 12-13 advertem: “MAS SE VOCÊS VOLTAREM…” Então, Gênesis 15:18 não será uma vitória contínua, mas ao contrário, será uma queda,[94] e foi o mesmo com o Israel da Nova Aliança. Eles não permaneceram fiéis, mas se desviaram e voltaram atrás, como em 2 Timóteo 3:1-7, apesar de 2 Timóteo 4:1-5. Mas o próprio Paulo permaneceu fiel,[95] e uns poucos outros que não sujaram suas vestes.[96]

1900 anos de história cristã providencia provas amplas de que as igrejas do primeiro século morreram,[97] pois Efésios 6:24 deu lugar a Apocalipse 2:4-5 em todo lugar. Em Romanos 11:22, “SE” é a condição, ou como se lê em algumas versões, “desde que você…” A nação santa do primeiro século de 1 Pedro 2:9-10 tomou o lugar do antigo Israel para produzir o fruto do reino por eles. Mas, o reino foi tirado deles também, já que se tornaram o cristianismo.

A nação que toma o lugar do antigo Israel[98] TEM que produzir o fruto de Gênesis 18:19, para poder trazer o antigo Israel de volta para ser restaurado quando o Messias retornar. E Ele não retornará até que a nação santa restaurada de Marcos 9:11-12 tome o lugar da primeira igreja de Atos 26:7. Eles farão por eles o que eles não fizeram ou não permaneceram fiéis em fazer, para possuírem o que foi juramentado pela promessa de nosso Pai a Abraão.[99] Isto não pode, de forma alguma, ser realizado pela igreja institucional de hoje, pois aquilo não começou até que a primeira igreja fosse “cortada”[100] A partir desse tempo, eles começaram a chamar a si próprios pelo nome que o mundo usou para escarnecer deles:[101] cristãos, em vez de se chamarem de seguidores do Caminho.

O Antigo Israel ressuscitará,[102] mas somente quando os céus liberarem a Yahshua para voltar.[103] Eles só ressuscitarão no final desta época – “nos dias posteriores”.[104] Esse final será realizado através da proclamação e demonstração das boas novas do reino para toda a terra.[105] Esse é o cumprimento de Mateus 21:43, produzindo o fruto do Reino.

A restauração de Atos 3:21 vem após a restauração de Marcos 9:11-12, que é a restauração de Isaías 49:6, para poder realizar o versículo 8.[106] Romanos 11:12-15,25 é um mistério que se realiza através de Mateus 28:20. Esse ministério produz o testemunho de Mateus 24:14, que é a restauração de Isaías 49:6, a nação que dá o fruto de Mateus 21:43. Somente essa restauração permitirá a volta dEle em Atos 3:21,[107], para restaurar todas as coisas na próxima época, por Israel e o mundo. Mas Hebreus 10:13 se impõe no caminho de Atos 3:21.

Quando vier o fim, Yahshua retornará com e para aqueles que permanecerem fiéis.[108] Eles serão arrebatados juntos para estarem com Ele nos ares, como Paulo profetizou. Então, eles voltarão para a terra para a guerra aterrorizante de Apocalipse 19:11-21. Haverá uma guerra de trinta dias, seguidos por um julgamento de quarenta e cinco dias.[109] Hebreus 10:26-30 está falando sobre o povo dEle. Os fiéis são dignos de reinar com Ele, pois eles são compatíveis com Ele e comparáveis a Ele.[110]

O Messias “veio agora” em carne,[111] já que Ele disse que enviaria o Espírito, não nos deixando como órfãos.[112] João 14:20 é a realidade de “veio agora em carne”. Todos os que rendem tudo a Ele estão onde Ele está e servem a Ele lá.[113] Ele é manifesto para o mundo no Corpo dEle. O juramento que o Pai dEle fez a Abraão, agora só pode ser cumprido no Corpo de Messias restaurado. Isto aponta para todos os que estão ativamente sendo construídos juntos em amor,[114] servindo a Ele dia e noite na esperança de que Israel tenha aquela terra livre de inimigos, que foi prometida aos descendentes de Abraão. Aqueles entre os descendentes físicos de Abraão que fizeram o que ele fez[115] também serão ressuscitados para viver naquela terra durante a época do Reino.[116] Somente aqueles cujo Pai é o Pai de Abraão habitarão lá.[117]

Todos que fazem as obras de Abraão[118] são seus descendentes espirituais.[119] Portanto, saibam que somente aqueles que são da mesma fé (i.e., persuasão) de Abraão são filhos de Abraão. Não impressiona a nosso Pai que alguém compartilhe o DNA dele; o que importa é quem compartilha a dele! Eles foram persuadidos a fazerem as obras que nosso Pai tinha para ele fazer em Gênesis 18:19, para que Deus cumprisse o juramento em Gênesis 15:17-18. É por esta razão e causa ou propósito que nosso Pai escolheu Abraão – para procriar pessoas para encherem o universo – tanto quanto as estrelas e a areia das praias, e até mesmo o pó da terra.[120] Mas, “as primeiras coisas precisam vem primeiro”. Gênesis 15:18 é uma terra livre de inimigos.

Em Gênesis 15:18, a palavra dar indica não temporário, mas para sempre. Isto significa durar por uma época só; mas, “para sempre e sempre” significa eternamente. A época de paz virá quando todos os inimigos de Deus estiverem debaixo dos pés de Seu Filho.[121] Mas isso é feito “por eles”, pelas “nossas doze tribos”.[122] Se nenhuma nação santa guardar Gênesis 18:19, então a promessa de YHWH não poderá ser guardada. Mas YHWH fez esse juramento na sua presciência infinita de que Seu povo especial, escolhido[123] faria o trabalho por eles, por Abraão e seus descendentes.[124] Ele nos escolheu[125] para fazermos as obras de Abraão, que foram preparadas para nós fazermos.[126] Fomos escolhidos para ser aqueles fiéis[127] que realizariam Gênesis 18:19.

Não errem nisso, e não se enganem sobre isso: O mistério aqui acerca da restauração das doze tribos nos últimos dias requer aumento exponencial para que entre o número pleno[128] de discípulos no Corpo de Messias. Eles são os Novos Filhos de Jacó, os Filhos de Elohim[129] nos tempos do fim. Nada pode acontecer antes que o número pleno[130] das nações sejam salvos e sejam acolhidos nas Doze Tribos, restauradas em todos os lugares.[131] A semente física de Abraão, conhecida como os judeus ou Israel, são cegos quanto às doze tribos deles. Mateus 19:28 é cumprido na próxima época por eles. Mas só pode acontecer naquele tempo, depois que nesta época atual aconteça Isaías 49:6. É disso que Paulo falava em Atos 13:41,46-48. O versículo 47 foi adiado até o fim dos dias desta época, já que eles, (“nossas doze tribos”) nos dias deles, não produziram o fruto do reino.[132] Atos 13:47 se refere a Isaías 49:6. O versículo 8 acontece depois que o número completo de gentis se realizar,[133] para produzir o fruto. Mateus 28:19 é agora, no final desta época.[134] Agora é a hora.[135]

O fim da época é efetuado pela fidelidade e serviço do novo povo de YHWH em todo o mundo.[136] Eles estão vivendo exatamente na mesma situação de crise em que o antigo Israel teve que combater.[137] Então, agora, as Escrituras não documentam somente a peleja do antigo Israel, mas também, aquela da nação de Mateus 21:43, no primeiro século. Lembrem-se, ele caiu da mesma maneira.[138] Portanto, agora, ela está sendo restaurada, e permanece conosco a responsabilidade de sermos fiéis,[139] já que temos documentado a maneira como caíram, e agora somos alertados para não cairmos da mesma maneira. É tudo conforme nós tenhamos a atitude daquEle que perseverou até o fim.[140] Temos que andar como Ele andou.[141] 

A Hora da Crise

Nosso Pai trará, ao seu cumprimento final, o trabalho que começou em Abraão, mesmo que o novo povo de YHWH seja lançado num estado de grave crise.[142] Você acha, porventura, que a crise já começou?[143] Esta crise virá durante um tempo de instabilidade, ou num momento crucial, uma prova severa ou situação em que forças concentradas interagem, mas elas trabalham assim para causar mudança ou o desenvolvimento, para um tipo de pessoas que nosso Pai precisa para reinar sobre a terra, e em seguida, o universo. Crucial significa uma determinação feita no crisol (inglês: crucible) da provação. É crucial, essencial, necessário ao propósito dEle que passemos a prova, assim como nosso Mestre fez, que perseverou até o fim.[144] Isto produz o resultado final de determinação – o alvo do tempo passado no crisol. Esta preparação e provação é o que significa ser um seguidor dEle.

O crisol requer um alto grau de calor para nos desenvolver e nos tornar vasos úteis para Ele. É como a palavra crucifixo. Crucificar fala de uma provação extrema e dolorosa. Nós diremos, então, depois que tudo passar: “Terminou. A vontade e o propósito dEle foram cumpridos na terra”. Então, Ele possuirá vasos terminados da mais alta honra.

Ser batizado em Messias significa nada menos que Romanos 6:2-6. Somos batizados, como fala em Gálatas 3:27, para dentro do crisol, o Corpo de Messias.[145] 1 Coríntios 1:2 é o resultado de ser batizado para dentro do Corpo de Messias, que é um corpo real de pessoas vivendo juntas num lugar dedicado a isso. Ali, eles estão no mundo, mas não são do mundo. Eles são uma comunidade onde este processo purificador pode acontecer. É neste lugar onde podemos ser santificados, para sermos santos como nosso Pai é santo. Não pode haver ninguém que seja “chamado para ser um santo” em nenhum lugar fora do lugar onde Ele está. Só onde Ele está é que podemos servi-Lo, agora e para sempre e sempre.[146]

É um processo enorme o Espírito Santo nos refazer à imagem de Messias.[147] Temos que ser maleáveis[148] para sermos moldados e formados à imagem dEle, rendidos nas mãos dEle. Se não somos maleáveis, seremos malformados.

Processo significa algo em ação, um fenômeno espiritual marcado por uma mudança gradativa. Isso leva em direção a um resultado específico – um santo, sagrado, como YHWH é sagrado, puro e imáculo.[149] Um processo é uma série de ações conducentes a um fim,[150] uma operação ou tratamento contínuo. Nos tornamos santos[151] por um processo especial, mas por nenhum meio ou modificação artificial, mas uma procissão contínua,[152] um movimento para frente, uma progressão, efluência no caminho à fulgência[153] – de glória em glória.[154]

Seremos glorificados juntos com Ele se passamos pelo processo do crisol.[155] 1 Coríntios 15:51-52 fala daqueles que receberão um corpo imortal, mas eles são só aqueles que são salvos. Isto é, eles passaram pelo processo refinador nesta época atual. É um processo de passar por “muita tribulação”, assim como Paulo encorajou os santos em Atos 14:22. Ele falou de como santos são feitos no chão da joeira da comunidade.[156] Um processo é o que se tem que passar para alcançar o outro lado, assim como no processo de fazer um vaso da mais alta honra para colocar na mesa do rei. Você tem alguma ideia do que um vaso tem que passar para se tornar útil para o Oleiro (nosso Mestre)?

Ele está fazendo algo de nós, para poder realizar 1 Coríntios 2:9. Para passar por esse processo você tem que amar o Oleiro que passa você por todo o processo, das ruas de asfalto no meio de Nova York para as ruas de ouro da Cidade Santa. Para alcançar o centro da vontade e o propósito de nosso Pai, somos imersos num processo ardente para nos tornarmos como nosso Mestre,[157] através do processo purificador. Nosso Pai já viu pessoas o suficiente que foram como Jeremias 6:28-30 – prata réproba.[158] No processo de refinar prata, o chumbo era consumido quando os metais e substâncias inferiores eram retirados da prata. Mas, por demais vezes, o processo falhou, porque a prata bruta continha impurezas demais. O povo dEle tem que vencer suas iniquidades herdadas[159] e não se prostrar para elas, ou eles serão como prata rejeitada.[160]

A palavra refinar[161] significa extração [de metais] por calor extremo, testar, purificar, provar, examinar, provar por fogo; o processo de extração onde as impurezas são removidas de metais preciosos, como ouro ou prata.[162] Em Jeremias 6:30, “como prata réproba”, eles resistem ao processo purificador, não tendo nenhuma compreensão,[163] como virgens tolas. Prata é prata, assim como uma virgem é uma virgem, mas uma virgem é sábia e a outra é tola. A oferta de uma é aceita, enquanto a da outra não é.[164] Ofertas aceitáveis são o que Ele quer.[165] Para alguns é em vão que o processo continue.[166] Réprobo significa rejeitado como imprestável, sem valor, não aguentando o teste – um sacrifício inaceitável.[167]

Conspiração na Igreja

Nas Doze Tribos, o Corpo de Messias, não haverá nenhuma conspiração deliberada para dividir, assim como nem mesmo na primeira igreja houve. Porém, como em Hebreus 2:1-3, quando os discípulos são levados à deriva, eles caem nas mãos de Satanás, o grande conspirador.

Mateus 6:33 se contrasta com os versículos 31-32. O versículo 33 é a retidão de YHWH, pelo qual os Santos devem superar a retidão das nações. Ao fazerem assim, eles se lançam totalmente numa outra dimensão. Em Apocalipse 22:11, o Justo ou o Reto e o Santo estão em domínios drasticamente diferentes. Mateus 6:33 se lança além da justiça natural para a justiça espiritual. Como Yahshua nos ordenou, nossa justiça tem que exceder os mais justos entre os que vivem no domínio do natural. Busquem em primeiro lugar a própria justiça de YHWH, em conformidade com tudo o que Ele ordena: obediência a este chamado não pode ser evitado por qualquer um que conheça a Ele. Aqueles que afirmam conhecer a Ele, mas não atendem a este chamado, são, como diz João: mentirosos. O próprio YHWH, Ele mesmo, é o padrão para os Santos, que buscam somente a aprovação dEle.

A justiça de YHWH significa a justiça que pertence a YHWH, ou uma justiça “como a dEle” – para sermos santos como Ele é santo.[168] Ele é santo e nós temos que ser santos. Ele se separa para nós, e nós nos separamos para Ele. Nós não podemos ter o reino que buscamos sem ter a justiça de nosso Pai para podermos reinar sobre o reino dEle.

Referências

  1. ^ Galatas 6:16 - Paz e misericórdia estejam sobre todos os que andam conforme essa regra, e também sobre o Israel de Deus.
  2. ^ Isaías 44:5 - Um dirá: ‘Pertenço ao Senhor’; outro chamará a si mesmo pelo nome de Jacó; ainda outro escreverá em sua mão: ‘Do Senhor’, e tomará para si o nome Israel.
  3. ^ Isaías 49:6,8- ele diz: “Para você é coisa pequena demais ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até os confins da terra”; Assim diz o Senhor: “No tempo favorável eu lhe responderei, e no dia da salvação eu o ajudarei; eu o guardarei e farei que você seja uma aliança para o povo, para restaurar a terra e distribuir suas propriedades abandonadas; Atos 26:6-7 - Agora, estou sendo julgado por causa da minha esperança no que Deus prometeu aos nossos antepassados. Esta é a promessa que as nossas doze tribos esperam que se cumpra, cultuando a Deus com fervor, dia e noite. É por causa desta esperança, ó rei, que estou sendo acusado pelos judeus.
  4. ^ Efésios 2:12 - Naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo; Efésios 4:4-7 - Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6 um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos. E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo.
  5. ^ Yahshua é o nome original em Hebraico daquele chamado Jesus na maioria das traduções da Bíblia em português. Veja também o artigo “O Nome Yahshua.” 
  6. ^ Atos 26:6-7 - Agora, estou sendo julgado por causa da minha esperança no que Deus prometeu aos nossos antepassados. Esta é a promessa que as nossas doze tribos esperam que se cumpra, cultuando a Deus com fervor, dia e noite. É por causa desta esperança, ó rei, que estou sendo acusado pelos judeus; Gênesis 15:18 - Naquele dia o Senhor fez a seguinte aliança com Abrão: “Aos seus descendentes dei esta terra, desde o ribeiro do Egito até o grande rio, o Eufrates; Gênesis 18:19 - Pois eu o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito, para que o Senhor faça vir a Abraão o que lhe prometeu.”
  7. ^ Malaquias 1:5,11 - Vocês verão isso com os seus próprios olhos e exclamarão: ‘Grande é o Senhor, até mesmo além das fronteiras de Israel.
  8. ^ Provérbios 17:17 - O amigo ama em todos os momentos;é um irmão na adversidade.
  9. ^ João 17:23 - eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste; João 13:35 - Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”.
  10. ^ 1 Reis 18:31 - Depois apanhou doze pedras, uma para cada tribo dos descendentes de Jacó, a quem a palavra do Senhor tinha sido dirigida, dizendo-lhe: “Seu nome será Israel”.
  11. ^ Jeremias 30:18 -  Assim diz o Senhor: “Mudarei a sorte das tendas de Jacó e terei compaixão das suas moradas.A cidade será reconstruída sobre as suas ruínas e o palácio no seu devido lugar; Jeremias 31:1 - “Naquele tempo”, diz o Senhor, “serei o Deus de todas as famílias de Israel, e eles serão o meu povo.”; Isaias 49:6,8 - ele diz: “Para você é coisa pequena demais ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até os confins da terra”.
  12. ^ A palavra em hebraico é mishpachah, que significa família, clã, ou tribo, descendendo de um pai.
  13. ^ Miqueias 5:3,7-9 - Por isso os israelitas serão bandonados até que aquela que está em trabalho de parto dê à luz. Então o restante dos irmãos do governante voltará para unir-se aos israelitas. O remanescente de Jacó estará no meio de muitos povos como orvalho da parte o Senhor, como aguaceiro sobre a relva; não porá sua esperança no homem nem dependerá dos seres humanos. O remanescente de Jacó estará entre as ações,  no meio de muitos povos, como um leão entre os animais a floresta, como um leão forte entre rebanhos de ovelhas, leão que, quando ataca, destroça e mutila a presa, sem que ninguém a possa livrar. Sua mão se levantará ontra os seus adversários, e todos os seus inimigos serão destruídos.
  14. ^ Jeremias 30:24 - A ira do Senhor não se afastará até que ele tenha completado os seus propósitos. Em dias vindouros vocês compreenderão isso.
  15. ^ Tiago 1:1 - ;Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações; Apocalipse 21:9,12 - Um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas aproximou-se e me disse: “Venha, eu lhe mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro”... Tinha um grande e alto muro com doze portas e doze anjos junto às portas. Nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel.
  16. ^ Atos 26:7 - Esta é a promessa que as nossas doze tribos esperam que se cumpra, cultuando a Deus com fervor, dia e noite. É por causa desta esperança, ó rei, que estou sendo acusado pelos judeus; Tiago 1:1 - Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações; Gálatas 6:16 - Paz e misericórdia estejam sobre todos os que andam conforme essa regra, e também sobre o Israel de Deus.
  17. ^ 1 Timóteo 2:8 - Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões; 1 Coríntios 1:2,10 - à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 
  18. ^ Isso é verdade em todos os lugares onde permanece um castiçal (Apocalipse 2:4-5; João 13:34-35; 17:11,21-23)
  19. ^ Marcos 6:7-11 - Chamando os Doze para junto de si, enviou-os de dois em dois e deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos. Estas foram as suas instruções: “Não levem nada pelo caminho, a não ser um bordão. Não levem pão, nem saco de viagem, nem dinheiro em seus cintos; calcem sandálias, mas não levem túnica extra; sempre que entrarem numa casa, fiquem ali até partirem; e, se algum povoado não os receber nem os ouvir, sacudam a poeira dos seus pés quando saírem de lá, como testemunho contra eles”.
  20. ^ Apocalipse 21:9,12 - Um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas aproximou-se e me disse: “Venha, eu lhe mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro”; Apocalipse 22:3-5 - Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão. Eles verão a sua face, e o seu nome estará em suas testas. Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia, nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para todo o sempre; João 7:17 - Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo.
  21. ^ João 12:26 - Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.
  22. ^ Apocalipse 2:5 -  Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele; João 1:4 - Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.
  23. ^ Atos 20:17 e adiante -  De Mileto, Paulo mandou chamar os presbíteros da igreja de Éfeso.
  24. ^ 1 João 1:3 - Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.
  25. ^  João 12:26 -  Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.
  26. ^ Números 23:9,21 - Dos cumes rochosos eu os vejo, dos montes eu os avisto. Vejo um povo que vive separado e não se considera como qualquer nação. Nenhuma desgraça se vê em Jacó, nenhum sofrimento em Israel. O Senhor, o seu Deus, está com eles; o brado de aclamação do Rei está no meio deles. 
  27. ^ 1 Corintios 1:2,10 - à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso; João 17:23 - eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.
  28. ^ João 6:45 - Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão ensinados por Deus’. Todos os que ouvem o Pai e dele aprendem vêm a mim.
  29. ^ Atos 13:47 - Pois assim o Senhor nos ordenou: ‘Eu fiz de você luz para os gentios, para que você leve a salvação até aos confins da terra’.
  30. ^ Tony Lane, The Lion Book of Christian Thought (Lion Publishing Company, Batavia, Illinois, 1984), pg 8.
  31. ^ Provérbios 17:17 - O amigo ama em todos os momentos;é um irmão na adversidade.
  32. ^ Mateus 21:43 - Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino; Lucas 4:21 - e ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir”; Marcos 9:11-13 - E lhe perguntaram: “Por que os mestres da lei dizem que é necessário que Elias venha primeiro?” Jesus respondeu: “De fato, Elias vem primeiro e restaura todas as coisas. Então, por que está escrito que é necessário que o Filho do homem sofra muito e seja rejeitado com desprezo?  Mas eu lhes digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, como está escrito a seu respeito”.
  33. ^ 1 Pedro 2:9-10 -  Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam; Mateus 21:43 - Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino; Marcos 9:11-12 - E lhe perguntaram: “Por que os mestres da lei dizem que é necessário que Elias venha primeiro?” Jesus respondeu: “De fato, Elias vem primeiro e restaura todas as coisas. Então, por que está escrito que é necessário que o Filho do homem sofra muito e seja rejeitado com desprezo? Isaías 49:6 - ele diz: “Para você é coisa pequena demais ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até os confins da terra”. 
  34. ^ Romanos 11:11,15,17-24 - Novamente pergunto: Acaso tropeçaram para que ficassem caídos? De maneira nenhuma! Ao contrário, por causa da transgressão deles, veio salvação para os gentios, para provocar ciúme em Israel. Pois se a rejeição deles é a reconciliação do mundo, o que será a sua aceitação, senão vida dentre os mortos?  Se alguns ramos foram cortados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado entre os outros e agora participa da seiva que vem da raiz da oliveira cultivada, não se glorie contra esses ramos. Se o fizer, saiba que não é você quem sustenta a raiz, mas a raiz a você. Então você dirá: “Os ramos foram cortados, para que eu fosse enxertado”. Está certo. Eles, porém, foram cortados devido à incredulidade, e você permanece pela fé. Não se orgulhe, mas tema. Pois, se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você. Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado. E quanto a eles, se não continuarem na incredulidade, serão enxertados, pois Deus é capaz de enxertá-los outra vez. Afinal de contas, se você foi cortado de uma oliveira brava por natureza e, de maneira antinatural, foi enxertado numa oliveira cultivada, quanto mais serão enxertados os ramos naturais em sua própria oliveira?
  35. ^ Daniel 12:4,9 - Mas você, Daniel, feche com um selo as palavras do livro até o tempo do fim. Muitos irão por todo lado em busca de maior conhecimento”; Daniel 2:44 - Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos os reinos daqueles reis e os exterminará, mas esse reino durará para sempre; Daniel 7:24 - Os dez chifres são dez reis que sairão desse reino. Depois deles um outro rei se levantará, e será diferente dos primeiros reis. (como Apocalipse 17:12).
  36. ^ Mateus 21:43 - Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino.
  37. ^ Marcos 9:11-12 -  E lhe perguntaram: “Por que os mestres da lei dizem que é necessário que Elias venha primeiro?” Jesus respondeu: “De fato, Elias vem primeiro e restaura todas as coisas. Então, por que está escrito que é necessário que o Filho do homem sofra muito e seja rejeitado com desprezo? Isaías 49:6 - ele diz: “Para você é coisa pequena demais ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até os confins da terra”.
  38. ^ Atos 26:7 - Esta é a promessa que as nossas doze tribos esperam que se cumpra, cultuando a Deus com fervor, dia e noite. É por causa desta esperança, ó rei, que estou sendo acusado pelos judeus.
  39. ^ Mateus 21:43 - Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino; Romanos 11:22 - Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado.
  40. ^ 1 João 4:20 define ódio como simplesmente não amar o seu irmão, um princípio que se aplica também em 1 Coríntios 16:22.
  41. ^ 1 João 5:21,18,4  -  Filhinhos, guardem-se dos ídolos. Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge. O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
  42. ^ 1 João 5:19 - Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.
  43. ^ Romanos 11:22 - Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado.
  44. ^ Tiago 1:1 - Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações; Atos 26:7 - Esta é a promessa que as nossas doze tribos esperam que se cumpra, cultuando a Deus com fervor, dia e noite. É por causa desta esperança, ó rei, que estou sendo acusado pelos judeus; 1 Pedro 2:9 - Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Efésios 2:12 - naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo; Gálatas 6:16 - Paz e misericórdia estejam sobre todos os que andam conforme essa regra, e também sobre o Israel de Deus; Apocalipse 7:4-8 - Então ouvi o número dos que foram selados: cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos de Israel. Da tribo de Judá foram selados doze mil, da tribo de Rúben, doze mil, da tribo de Gade, doze mil, da tribo de Aser, doze mil, da tribo de Naftali, doze mil, da tribo de Manassés, doze mil, da tribo de Simeão, doze mil, da tribo de Levi, doze mil, da tribo de Issacar, doze mil, da tribo de Zebulom, doze mil, da tribo de José, doze mil, da tribo de Benjamim, doze mil.; Apocalipse 21:9-12 - Um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas aproximou-se e me disse: “Venha, eu lhe mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro”. Ele me levou no Espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus. Ela resplandecia com a glória de Deus, e o seu brilho era como o de uma jóia muito preciosa, como jaspe, clara como cristal. Tinha um grande e alto muro com doze portas e doze anjos junto às portas. Nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel.
  45. ^ João 13:34-35 -  “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”; Apocalipse 2:4 - Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor.
  46. ^ 1 Coríntios 5:6 - O orgulho de vocês não é bom. Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada?
  47. ^ Apocalipse 2:5 - Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele. Romanos 11:20,22 - Está certo. Eles, porém, foram cortados devido à incredulidade, e você permanece pela fé. Não se orgulhe, mas tema; Mateus 16:16 - Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.
  48. ^ João 9:4-5 - Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
  49. ^ Isaías 49:5-6 - E agora o Senhor diz, aquele que me formou no ventre para ser o seu servo, para trazer de volta Jacó e reunir Israel a ele mesmo, pois sou honrado aos olhos do Senhor, e o meu Deus tem sido a minha força; ele diz: “Para você é coisa pequena demais ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até os confins da terra”. 
  50. ^ 1 João 2:6 - aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.
  51. ^ Provérbios 17:17 - O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.
  52. ^ Jeremias 6:28-30 - Todos eles são rebeldes obstinados, e propagadores de calúnias. Estão endurecidos como o bronze e o ferro. Todos eles são corruptos. O fole sopra com força para separar o chumbo com o fogo, mas o refino prossegue em vão; os ímpios não são expurgados. São chamados prata rejeitada, porque o Senhor os rejeitou; 2 Pedro 2:1 - No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
  53. ^ Atos 20:28-30 parece com o início de denominações,não é? - Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue. Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho. E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos.
  54. ^ 1 Coríntios 5:6 - O orgulho de vocês não é bom. Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada?
  55. ^ Efésios 2:12 - naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo.
  56. ^ 1 João 2:4 - Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.
  57. ^ João 9:41 - Disse Jesus: “Se vocês fossem cegos, não seriam culpados de pecado; mas agora que dizem que podem ver, a culpa de vocês permanece.
  58. ^ Mateus 21:43 -  Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino; Marcos 9:11-12 - E lhe perguntaram: “Por que os mestres da lei dizem que é necessário que Elias venha primeiro?” Jesus respondeu: “De fato, Elias vem primeiro e restaura todas as coisas. Então, por que está escrito que é necessário que o Filho do homem sofra muito e seja rejeitado com desprezo?
  59. ^ Romanos 11:15 - Pois se a rejeição deles é a reconciliação do mundo, o que será a sua aceitação, senão vida dentre os mortos? Gênesis 15:18 - Naquele dia o Senhor fez a seguinte aliança com Abrão: “Aos seus descendentes dei esta terra, desde o ribeiro do Egito até o grande rio, o Eufrates; Gênesis 18:19 - Pois eu o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito, para que o Senhor faça vir a Abraão o que lhe prometeu.
  60. ^ Romanos 8:4 - a fim de que as justas exigências da Lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
  61. ^ Atos 5:32 - Nós somos testemunhas destas coisas, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem.
  62. ^ Gálatas 5:18 - Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da Lei.
  63. ^ Romanos 5:5 - E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu; Salmos 40:8 - Tenho grande alegria em fazer a tua vontade,ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração.
  64. ^ Atos 26:7 - Esta é a promessa que as nossas doze tribos esperam que se cumpra, cultuando a Deus com fervor, dia e noite. É por causa desta esperança, ó rei, que estou sendo acusado pelos judeus.
  65. ^ Romanos 8:4 - a fim de que as justas exigências da Lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
  66. ^ Mateus 24:14 - E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
  67. ^ Atos 2:40-47 - Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: “Salvem-se desta geração corrompida!” Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos; Atos 4:32-37 - Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles. Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um. José, um levita de Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa “encorajador”, vendeu um campo que possuía, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos; Isaías 49:6 - ele diz: “Para você é coisa pequena demais ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até os confins da terra”; Mateus 21:43 - Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino.
  68. ^ Salmos 19:7-11 - A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes. Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos. O temor do Senhor é puro, e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas. São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo. Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes; Jeremias 31:31-34 - “Estão chegando os dias”, declara o Senhor, “quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá. Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser Senhor deles”, diz o Senhor. “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o eu povo. Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior”, diz o Senhor. “Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me  lembrarei mais dos seus pecados.” 
  69. ^ Mateus 21:43 - Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino.
  70. ^ Jeremias 30:18 - 31:1,31-34 - Assim diz o Senhor: “Mudarei a sorte das tendas de Jacó e terei compaixão das suas moradas. A cidade será reconstruída sobre as suas ruínas e o palácio no seu devido lugar. Deles virão ações de graça e o som de regozijo. Eu os farei aumentar e eles não diminuirão; eu os honrarei e eles não serão desprezados. Seus filhos serão como nos dias do passado, e a sua comunidade será firmada diante de mim; castigarei todos aqueles que os oprimem. Seu líder será um dentre eles; seu governante virá do meio deles. Eu o trarei para perto e ele se aproximará de mim; pois quem se arriscaria a aproximar-se de mim?”, pergunta o Senhor. “Por isso vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus”.Vejam, a tempestade do Senhor! Sua fúria está à solta! Um vendaval vem sobre a cabeça dos ímpios. A ira do Senhor não se afastará até que ele tenha completado os seus propósitos. Em dias vindouros vocês compreenderão isso. “Naquele tempo”, diz o Senhor, “serei o Deus de todas as famílias de Israel, e eles serão o meu povo.” Estão chegando os dias”, declara o Senhor, “quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israele com a comunidade de Judá. Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles”, diz o Senhor. “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior”, diz o Senhor. “Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados.” 
  71. ^ 1 Reis 18:31 - Depois apanhou doze pedras, uma para cada tribo dos descendentes de Jacó, a quem a palavra do Senhor tinha sido dirigida, dizendo-lhe: “Seu nome será Israel”.
  72. ^ Mateus 24:14 - E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
  73. ^ Mateus 21:43 - Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino; Romanos 11:19-22 - Então você dirá: “Os ramos foram cortados, para que eu fosse enxertado”. Está certo. Eles, porém, foram cortados devido à incredulidade, e você permanece pela fé. Não se orgulhe, mas tema. Pois, se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você. Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado.
  74. ^ Jeremias 30:24 - A ira do Senhor não se afastará até que ele tenha completado os seus propósitos. Em dias vindouros vocês compreenderão isso.
  75. ^ Daniel 12:10 - Muitos serão purificados, alvejados e refinados, mas os ímpios continuarão ímpios. Nenhum dos ímpios levará isto em consideração, mas os sábios sim; Mateus 13:14-17 - Neles se cumpre a profecia de Isaías: “‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão. Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’. Mas, felizes são os olhos de vocês, porque vêem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem. Pois eu lhes digo a verdade: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram, e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.
  76. ^ Jeremias 31:4,13 - Eu a edificarei mais uma vez, ó virgem, Israel! Você será reconstruída! Mais uma vez você se enfeitará com guizos e sairá dançando com os que se alegram; Colossenses 2:17 - Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.
  77. ^ Mateus 24:14 - E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
  78. ^ Atos 2:40-47 - Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: “Salvem-se desta geração corrompida!” Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,  louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos; Atos 4:32-37 - Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles. Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um. José, um levita de Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa “encorajador”, vendeu um campo que possuía, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos
  79. ^ João 13:34-35 - “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. 35 Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”; João 17:11,21-23 - Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um. para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste; Mateus 21:43 - Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino; Mateus 24:14 - E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
  80. ^ João 9:41 - Disse Jesus: “Se vocês fossem cegos, não seriam culpados de pecado; mas agora que dizem que podem ver, a culpa de vocês permanece.
  81. ^ Mateus 19:28 - Jesus lhes disse: “Digo-lhes a verdade: Por ocasião da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do homem se assentar em seu trono glorioso, vocês que me seguiram também se assentarão em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
  82. ^ Jeremias 34:18-20 - Entregarei os homens que violaram a minha aliança e não cumpriram os termos da aliança que fizeram na minha presença, quando cortaram o bezerro em dois e andaram entre as partes do animal; isto é, os líderes de Judá e de Jerusalém, os oficiais do palácio real, os sacerdotes e todo o povo da terra que andou entre as partes do bezerro,  sim, eu os entregarei nas mãos dos inimigos que desejam tirar-lhes a vida. Seus cadáveres servirão de comida para as aves e para os animais.
  83. ^ Gênesis 15:17-18 - Depois que o sol se pôs e veio a escuridão, eis que um fogareiro esfumaçante, com uma tocha acesa, passou por entre os pedaços dos animais. Naquele dia o Senhor fez a seguinte aliança com Abrão: “Aos seus descendentes dei esta terra, desde o ribeiro do Egito até o grande rio, o Eufrates.
  84. ^ João 8:39 - “Abraão é o nosso pai”, responderam eles. Disse Jesus: “Se vocês fossem filhos de Abraão, fariam as obras que Abraão fez.
  85. ^ Josué 1:2-9 - “Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas. Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste. Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.“Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido. Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.
  86. ^ Gênesis 18:19 - Pois eu o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito, para que o Senhor faça vir a Abraão o que lhe prometeu”.
  87. ^ Isaias 49:6 - ele diz: “Para você é coisa pequena demais ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até os confins da terra”; Mateus 21:43 - Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino.
  88. ^ João 13:35 - Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros; João 17:23 - eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.
  89. ^ Gálatas 3:16-18 - Assim também as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. A Escritura não diz: “E aos seus descendentes”, como se falando de muitos, mas: “Ao seu descendente”, dando a entender que se trata de um só, isto é, Cristo. Quero dizer isto: A Lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não anula a aliança previamente estabelecida por Deus, de modo que venha a invalidar a promessa. Pois, se a herança depende da Lei, já não depende de promessa. Deus, porém, concedeu-a gratuitamente a Abraão mediante promessa; 1 Crônicas 16:16-18 - da aliança que fez com Abraão, do juramento que fez a Isaque, que confirmou para Jacó como um decreto, e para Israel como uma aliança eterna, dizendo: ‘A vocês darei a terra de Canaã, a herança que possuirão’. 
  90. ^ Salmos 105:8-11,42-45 - Ele se lembra para sempre da sua aliança, por mil gerações, da palavra que ordenou, da aliança que fez com Abraão, do juramento que fez a Isaque. Ele o confirmou como decreto a Jacó, a Israel como aliança eterna, quando disse: “Darei a você a terra de Canaã, a herança que lhe pertence”. Pois ele se lembrou da santa promessa que fizera ao seu servo Abraão. Fez o seu povo sair cheio de júbilo, e os seus escolhidos, com cânticos alegres. Deu-lhes as terras das nações, e eles tomaram posse do fruto do trabalho de outros povos, para que obedecessem aos seus decretos e guardassem as suas leis. Aleluia! 
  91. ^ 1 Coríntios 10:7-13 - Não sejam idólatras, como alguns deles foram, conforme está escrito: “O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra”. Não pratiquemos imoralidade, como alguns deles fizeram — e num só dia morreram vinte e três mil. Não devemos pôr o Senhor à prova, como alguns deles fizeram — e foram mortos por serpentes. E não se queixem, como alguns deles se queixaram — e foram mortos pelo anjo destruidor. Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos. Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.
  92. ^ Mateus 21:43 - Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino.
  93. ^ Apocalipse 12:1-6 - Apareceu no céu um sinal extraordinário: uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça. Ela estava grávida e gritava de dor, pois estava para dar à luz. Então apareceu no céu outro sinal: um enorme dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres, tendo sobre as cabeças sete coroas. Sua cauda arrastou consigo um terço das estrelas do céu, lançando-as na terra. O dragão colocou-se diante da mulher que estava para dar à luz, para devorar o seu filho no momento em que nascesse. Ela deu à luz um filho, um homem, que governará todas as nações com cetro de ferro. Seu filho foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono. A mulher fugiu para o deserto, para um lugar que lhe havia sido preparado por Deus, para que ali a sustentassem durante mil duzentos e sessenta dias.
  94. ^ Mateus 21:33-45 - Ouçam outra parábola: Havia um proprietário de terras que plantou uma vinha. Colocou uma cerca ao redor dela, cavou um tanque para prensar as uvas e construiu uma torre. Depois arrendou a vinha a alguns lavradores e foi fazer uma viagem. Aproximando-se a época da colheita, enviou seus servos aos lavradores, para receber os frutos que lhe pertenciam. “Os lavradores agarraram seus servos; a um espancaram, a outro mataram e apedrejaram o terceiro. Então enviou-lhes outros servos em maior número, e os lavradores os trataram da mesma forma. Por último, enviou-lhes seu filho, dizendo: ‘A meu filho respeitarão’. “Mas quando os lavradores viram o filho, disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo e tomar a sua herança’. Assim eles o agarraram, lançaram-no para fora da vinha e o mataram. “Portanto, quando vier o dono da vinha, o que fará àqueles lavradores?” Responderam eles: “Matará de modo horrível esses perversos e arrendará a vinha a outros lavradores, que lhe dêem a sua parte no tempo da colheita”.Jesus lhes disse: “Vocês nunca leram isto nas Escrituras? “‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’.“Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino. Aquele que cair sobre esta pedra será despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó”. Quando os chefes dos sacerdotes e os fariseus ouviram as parábolas de Jesus, compreenderam que ele falava a respeito deles.
  95. ^ 2 Timóteo 4:6-8 - Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.
  96. ^ Apocalipse 3:4 - No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos.
  97. ^ Romanos 11:19-22 -  Então você dirá: “Os ramos foram cortados, para que eu fosse enxertado”. Está certo. Eles, porém, foram cortados devido à incredulidade, e você permanece pela fé. Não se orgulhe, mas tema. Pois, se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você. Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado.
  98. ^ Mateus 21:43 -  Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino; Atos 26:7 - Esta é a promessa que as nossas doze tribos esperam que se cumpra, cultuando a Deus com fervor, dia e noite. É por causa desta esperança, ó rei, que estou sendo acusado pelos judeus.
  99. ^ Gênesis 15:17-18 - Depois que o sol se pôs e veio a escuridão, eis que um fogareiro esfumaçante, com uma tocha acesa, passou por entre os pedaços dos animais. Naquele dia o Senhor fez a seguinte aliança com Abrão: “Aos seus descendentes dei esta terra, desde o ribeiro do Egito até o grande rio, o Eufrates:
  100. ^ Romanos 11:22 - Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado.
  101. ^ Atos 11:26 - e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos.
  102. ^ Atos 26:6-8 - Agora, estou sendo julgado por causa da minha esperança no que Deus prometeu aos nossos antepassados. Esta é a promessa que as nossas doze tribos esperam que se cumpra, cultuando a Deus com fervor, dia e noite. É por causa desta esperança, ó rei, que estou sendo acusado pelos judeus. Por que os senhores acham impossível que Deus ressuscite os mortos?
  103. ^ Atos 3:21 - É necessário que ele permaneça no céu até que chegue o tempo em que Deus restaurará todas as coisas, como falou há muito tempo, por meio dos seus santos profetas.
  104. ^ Jeremias 30:24 – 31:1 - A ira do Senhor não se afastará até que ele tenha completado os seus propósitos. Em dias vindouros vocês compreenderão isso. “Naquele tempo”, diz o Senhor, “serei o Deus de todas as famílias de Israel, e eles serão o meu povo.”
  105. ^ Mateus 24:14 - E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
  106. ^ Mateus 28:18-20 - Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,  ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
  107. ^ Retornando assim como Ele foi em Atos 1:9-11 - Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir”.
  108. ^ 1 Tessalonicenses 4:16-17 - Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.
  109. ^ Apocalipse 12:6 - A mulher fugiu para o deserto, para um lugar que lhe havia sido preparado por Deus, para que ali a sustentassem durante mil duzentos e sessenta dias; Daniel 12:11-12; 2 Coríntios 5:10 (1290 – 1260 = 30 dias; 1335 – 1290 = 45 dias)
  110. ^ Daniel 12:2-3,10 - Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno. Aqueles que são sábios reluzirão como o fulgor do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre. Muitos serão purificados, alvejados e refinados, mas os ímpios continuarão ímpios. Nenhum dos ímpios levará isto em consideração, mas os sábios sim; Apocalipse 2:11 - Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte; Apocalipse 3:5 - O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos; Apocalipse 17:14 - Guerrearão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; e vencerão com ele os seus chamados, escolhidos e fiéis; 1 Pedro 1:4-9 -  para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo. Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa, pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas;1 Pedro 4:7-11 - O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e estejam alertas; dediquem-se à oração. Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados. Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação. Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.
  111. ^ 1 João 4:2 - Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus.
  112. ^ João 14:3,18,20-23 - E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês. Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês. Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”. Disse então Judas (não o Iscariotes): “Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo?” Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele. 
  113. ^ João 12:25-26 - Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna. Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.
  114. ^ Efésios 4:16 - Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.
  115. ^ João 8:39 - Abraão é o nosso pai”, responderam eles. Disse Jesus: “Se vocês fossem filhos de Abraão, fariam as obras que Abraão fez.
  116. ^ Gênesis 18:19 - Pois eu o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito, para que o Senhor faça vir a Abraão o que lhe prometeu”; Gênesis 15:17-18 - Depois que o sol se pôs e veio a escuridão, eis que um fogareiro esfumaçante, com uma tocha acesa, passou por entre os pedaços dos animais. Naquele dia o Senhor fez a seguinte aliança com Abrão: “Aos seus descendentes dei esta terra, desde o ribeiro do Egito até o grande rio, o Eufrates.
  117. ^ João 8:37-47 -  Eu sei que vocês são descendentes de Abraão. Contudo, estão procurando matar-me, porque em vocês não há lugar para a minha palavra. 38 Eu lhes estou dizendo o que vi na presença do Pai, e vocês fazem o que ouviram do pai de vocês”. “Abraão é o nosso pai”, responderam eles. Disse Jesus: “Se vocês fossem filhos de Abraão, fariam as obras que Abraão fez. Mas vocês estão procurando matar-me, sendo que eu lhes falei a verdade que ouvi de Deus; Abraão não agiu assim. Vocês estão fazendo as obras do pai de vocês”.Protestaram eles: “Nós não somos filhos ilegítimos. O único Pai que temos é Deus”. Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou. Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo.“Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. No entanto, vocês não crêem em mim, porque lhes digo a verdade!  Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não crêem em mim? Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não o ouvem porque não pertencem a Deus”.
  118. ^ João 8:39 - “Abraão é o nosso pai”, responderam eles. Disse Jesus: “Se vocês fossem filhos de Abraão, fariam as obras que Abraão fez"; Gênesis 18:19 - Pois eu o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito, para que o Senhor faça vir a Abraão o que lhe prometeu.
  119. ^ Gálatas 3:7,29 - Estejam certos, portanto, de que os que são da fé, estes é que são filhos de Abraão. E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa.
  120. ^ Genesis 13:16 -  Tornarei a sua descendência tão numerosa como o pó da terra. Se for possível contar o pó da terra, também se poderá contar a sua descendência; Salmos 102:28 - Os filhos dos teus servos terão uma habitação; os seus descendentes serão estabelecidos na tua presença. 
  121. ^ Hebreus 10:13 - Daí em diante, ele está esperando até que os seus inimigos sejam colocados como estrado dos seus pés; Atos 3:21 - É necessário que ele permaneça no céu até que chegue o tempo em que Deus restaurará todas as coisas, como falou há muito tempo, por meio dos seus santos profetas.
  122. ^ Atos 26:6-8 - Agora, estou sendo julgado por causa da minha esperança no que Deus prometeu aos nossos antepassados. Esta é a promessa que as nossas doze tribos esperam que se cumpra, cultuando a Deus com fervor, dia e noite. É por causa desta esperança, ó rei, que estou sendo acusado pelos judeus. Por que os senhores acham impossível que Deus ressuscite os mortos? Isaias 49:6,8 - ele diz: “Para você é coisa pequena demais ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei.Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até os confins da terra”. Assim diz o Senhor: “No tempo favorável eu lhe responderei, e no dia da salvação eu o ajudarei; eu o guardarei e farei que você seja uma aliança para o povo, para restaurar a terra e distribuir suas propriedades abandonadas; Romanos 11:15 - Pois se a rejeição deles é a reconciliação do mundo, o que será a sua aceitação, senão vida dentre os mortos?
  123. ^ 1 Pedro 2:9-10 - Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.
  124. ^ Gênesis 15:18-21 - Naquele dia o Senhor fez a seguinte aliança com Abrão: “Aos seus descendentes dei esta terra, desde o ribeiro do Egito até o grande rio, o Eufrates: a terra dos queneus, dos quenezeus, dos cadmoneus, dos hititas, dos ferezeus, dos refains, dos amorreus, dos cananeus, dos girgaseus e dos jebuseus”; Gênesis 18:19 - Pois eu o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito, para que o Senhor faça vir a Abraão o que lhe prometeu”; Romanos 9:25 - Como ele diz em Oséias: “Chamarei ‘meu povo’ a quem não é meu povo; e chamarei ‘minha amada’ a quem não é minha amada”.
  125. ^ Efésios 1:4 - Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença; Efésios 2:10 - Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.
  126. ^ Efésios 4:16 - Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função; Efésios 2:22 - Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.
  127. ^ Efésios 1:4,9 - Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença; 1 Pedro 1:2 - escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas. 1 Pedro 2:9 - Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
  128. ^ Marcos 10:29-30 - Respondeu Jesus: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna.
  129. ^ Gálatas 3:26-29 - Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus. E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa.
  130. ^ Romanos 11:25-26 - Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegue a plenitude dos gentios. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: “Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade; Lucas 21:24 - Cairão pela espada e serão levados como prisioneiros para todas as nações. Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos deles se cumpram.
  131. ^ Malaquias 1:5,11 - Vocês verão isso com os seus próprios olhos e exclamarão: ‘Grande é o Senhor, até mesmo além das fronteiras de Israel!’
  132. ^ Mateus 24:14 -  E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
  133. ^ Lucas 21:24 - Cairão pela espada e serão levados como prisioneiros para todas as nações. Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos deles se cumpram.
  134. ^ Isaias 49:6 - ele diz: “Para você é coisa pequena demais ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até os confins da terra” Atos 13:47 - Pois assim o Senhor nos ordenou: “Eu fiz de você luz para os gentios,para que você leve a salvação até aos confins da terra”; 1 Coríntios 10:11 - Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos.
  135. ^ Jeremias 30:24 - A ira do Senhor não se afastará até que ele tenha completado os seus propósitos. Em dias vindouros vocês compreenderão isso; Jeremias 31:1 - “Naquele tempo”, diz o Senhor, “serei o Deus de todas as famílias de Israel, e eles serão o meu povo.”
  136. ^ Atos 26:7 - Esta é a promessa que as nossas doze tribos esperam que se cumpra, cultuando a Deus com fervor, dia e noite. É por causa desta esperança, ó rei, que estou sendo acusado pelos judeus.
  137. ^ 1 Coríntios 10:11 - Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos.
  138. ^ Hebreus 4:11 - Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência.
  139. ^ Hebreus 3:7,8 - Assim, como diz o Espírito Santo: “Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo da provação no deserto.
  140. ^ Filipenses 2:5 - Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus.
  141. ^ 1 João 2:6 - aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou; Hebreus 2:10,11,17,18 - Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles.Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos. Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus, e fazer propiciação pelos pecados do povo. Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.
  142. ^ Lucas 21:16,17,19 - Vocês serão traídos até por pais, irmãos, parentes e amigos, e eles entregarão alguns de vocês à morte. Todos odiarão vocês por causa do meu nome.É perseverando que vocês obterão a vida; João 15:18 - Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou.
  143. ^ Marcos 13:9-12 - Fiquem atentos, pois vocês serão entregues aos tribunais e serão açoitados nas sinagogas. Por minha causa vocês serão levados à presença de governadores e reis, como testemunho a eles. E é necessário que antes o evangelho seja pregado a todas as nações. Sempre que forem presos e levados a julgamento, não fiquem preocupados com o que vão dizer. Digam tão-somente o que lhes for dado naquela hora, pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito Santo. “O irmão trairá seu próprio irmão, entregando-o à morte, e o mesmo fará o pai a seu filho. Filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão.
  144. ^ Mateus 24:9-13 - Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa.  Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros,  e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos.  Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.
  145. ^ 1 Coríntios 12:13 - Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito; Malaquias 3:2-3 - Mas quem suportará o dia da sua vinda? Quem ficará em pé quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro. 3 Ele se assentará como um refinador e purificador de prata; purificará os levitas e os refinará como ouro e prata. Assim trarão ao Senhor ofertas com justiça.
  146. ^ Apocalipse 22:3-5 - Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão. Eles verão a sua face, e o seu nome estará em suas testas. Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia, nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para todo o sempre.
  147. ^ 1 João 3:1-3 - Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é. Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.
  148. ^ Maleável – que aceita ser martelado, pilado, or pressionado a ser moldada em várias formas sem quebrar ou voltar a tomar a forma original; que cede, amenável, adaptável (João 6:44-45 - Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão ensinados por Deus’. Todos os que ouvem o Pai e dele aprendem vêm a mim; Mateus 24:13 - mas aquele que perseverar até o fim será salvo).
  149. ^ Apocalipse 14:1-5 - Então olhei, e diante de mim estava o Cordeiro, em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil que traziam escritos na testa o nome dele e o nome de seu Pai. Ouvi um som dos céus como o de muitas águas e de um forte trovão. Era como o de harpistas tocando seus instrumentos. Eles cantavam um cântico novo diante do trono, dos quatro seres viventes e dos anciãos. Ninguém podia aprender o cântico, a não ser os cento e quarenta e quatro mil que haviam sido comprados da terra. Estes são os que não se contaminaram com mulheres, pois se conservaram castos e seguem o Cordeiro por onde quer que ele vá. Foram comprados dentre os homens e ofertados como primícias a Deus e ao Cordeiro. Mentira nenhuma foi encontrada em suas bocas; são imaculados.
  150. ^ Apocalipse 19:7-8 - Regozijemo-nos! Vamos alegrar-nos e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. Para vestir-se, foi-lhe dado linho fino, brilhante e puro”; Efésios 2:10 - Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos; Efésios 4:16 - Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.
  151. ^ 1 Coríntios 1:2 -  à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.
  152. ^ Processão – (do inglês) andar para frente ou adiante, dando continuidade ao processo, moção contínua adiante para alcançar o sucesso. (pro=para; cesso=sucesso) – passar através do processo, para alcançar o sucesso, uma jornada para sucesso.
  153. ^ Fulgência – esplendor radiante, brilho.
  154. ^ Romanos 8:17-18,29 - Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória. Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
  155. ^ Atos 14:22 - fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”; 1 Pedro 4:12-13 - Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria; Romanos 8:17-21 - Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória. Considero que os nossos  sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados.  Pois ela foi submetida à inutilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus.
  156. ^ 1 Coríntios 1:2 - à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso; Mateus 3:12 - Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga; Lucas 3:17 -  Ele traz a pá em sua mão, a fim de limpar sua eira e juntar o trigo em seu celeiro; mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga.
  157. ^ 1 João 3:1-3 - Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é. Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.
  158. ^ Malaquias 3:1-3 - “Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá”, diz o Senhor dos Exércitos. Mas quem suportará o dia da sua vinda? Quem ficará em pé quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro. Ele se assentará como um refinador e purificador de prata; purificará os levitas e os refinará como ouro e prata. Assim trarão ao Senhor ofertas com justiça.
  159. ^ Êxodo 20:4-5 - Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam.
  160. ^ Jeremias 6:29-30 - O fole sopra com força para separar o chumbo com o fogo, mas o refino prossegue em vão; os ímpios não são expurgados. São chamados prata rejeitada,     porque o Senhor os rejeitou; Malaquias 3:2-3 - Mas quem suportará o dia da sua vinda? Quem ficará em pé quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro. Ele se assentará como um refinador e purificador de prata; purificará os levitas e os refinará como ouro e prata. Assim trarão ao Senhor ofertas com justiça. Isaias 1:21-23 - Vejam como a cidade fiel se tornou prostituta! Antes cheia de justiça e habitada pela retidão, agora está cheia de assassinos! Sua prata tornou-se escória, seu licor ficou  aguado. Seus líderes são rebeldes, amigos de ladrões; todos eles amam o suborno e andam atrás de presentes. Eles não defendem os direitos do órfão, e não tomam conhecimentoda causa da viúva;Tiago 1:26-27 - Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum! A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo; Zacarias 13:9 - “Colocarei essa terça parte no fogo, e a refinarei como prata, e a purificarei como ouro. Ela invocará o meu nome, e eu lhe responderei. É o meu povo, direi; e ela dirá: ‘O Senhor é o meu Deus’.”; Apocalipse 18:2 - Caiu! Caiu a grande Babilônia! Ela se tornou habitação de demônios e antro de todo espírito imundo, antro de toda ave impura e detestável.
  161. ^ Tsaraph, #6684, extrair por calor extremo (metais), refine, provar por fogo ardente
  162. ^ Salmo 12:6 - As palavras do Senhor são puras, são como prata purificada num forno, sete vezes refinada; Salmo 17:3 - Provas o meu coração e de noite me examinas, tu me sondas, e nada encontras; decidi que a minha boca não pecará Salmo 66:10 - Pois tu, ó Deus, nos submeteste à prova e nos refinaste como a prata; Isaias 1:25 - Voltarei minha mão contra você; tirarei toda a sua escória e removerei todas as suas impurezas; Malaquias 3:2-3 - Mas quem suportará o dia da sua vinda? Quem ficará em pé quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro. Ele se assentará como um refinador e purificador de prata; purificará os levitas e os refinará como ouro e prata. Assim trarão ao Senhor ofertas com justiça; 1 João 3:1-3 - Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é. Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.
  163. ^ Daniel 12:10 - Muitos serão purificados, alvejados e refinados, mas os ímpios continuarão ímpios. Nenhum dos ímpios levará isto em consideração, mas os sábios sim.
  164. ^ Malaquias 3:2-3 - Mas quem suportará o dia da sua vinda? Quem ficará em pé quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro. Ele se assentará como um refinador e purificador de prata; purificará os levitas e os refinará como ouro e prata. Assim trarão ao Senhor ofertas com justiça.
  165. ^ Apocalipse 3:4-5 - No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos. O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos; Êxodo 20:5-6  - Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos; João 14:15,21 - Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele;Daniel 12:10 - Muitos serão purificados, alvejados e refinados, mas os ímpios continuarão ímpios. Nenhum dos ímpios levará isto em consideração, mas os sábios sim; Mateus 24:40-41 - Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro deixado. Duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será levada e a outra deixada;1 Coríntios 16:22 - Se alguém não ama o Senhor, seja amaldiçoado. Vem, Senhor!
  166. ^ Jeremias 6:28-30 - Todos eles são rebeldes obstinados, e propagadores de calúnias. Estão endurecidos como o bronze e o ferro. Todos eles são corruptos. O fole sopra com força   para separar o chumbo com o fogo, mas o refino prossegue em vão; os ímpios não são expurgados. São chamados prata rejeitada.
  167. ^ Malaquias 3:2-4 - Mas quem suportará o dia da sua vinda? Quem ficará em pé quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro. Ele se assentará como um refinador e purificador de prata; purificará os levitas e os refinará como ouro e prata. Assim trarão ao Senhor ofertas com justiça. Então as ofertas de Judá e de Jerusalém serão agradáveis ao Senhor, como nos dias passados, como nos tempos antigos.
  168. ^ Tiago 1:20 - pois a ira do homem não produz a justiça de Deus; Romanos 5:17 - Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo; Romanos 10:5 - Moisés descreve desta forma a justiça que vem da Lei: “O homem que fizer estas coisas viverá por meio delas”; Gálatas 3:21 - Então, a Lei opõe-se às promessas de Deus? De maneira nenhuma! Pois, se tivesse sido dada uma lei que pudesse conceder vida, certamente a justiça viria da lei; Romanos 10:3 - Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus; Filipenses 3:6 - quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na Lei, irrepreensível.

Leia Mais:

O Nome "Yahshua"

"Yahshua" é o nome hebraico do Filho de Deus. Foi assim que o pai dele, Yocêf (José) e a mãe dele, Míriam (Maria), chamou-o quando Ele nasceu, como está escrito em Lucas 1:31 e Mateus 1:21. O rodapé de Mateus 1:21 no Novo Testamento NVI diz o seguinte:...

Leia Mais

A Vida Radical De Atos 2:44

Oprimir - Governar ou reger com imposições cruéis, injustas e restrições irrazoáveis, exercer autoridade dura e má, silenciando e reprimindo o clamor do coração humano.Vivemos em uma época de opressão - física, emocional, mental e espiritual....

Leia Mais