A Eiva Fatal da Humanidade


Porque os homens simplesmente não conseguem conviver uns com os outros?

Porque os homens simplesmente não conseguem conviver uns com os outros?

Desde as grandes redes de supermercados espalhadas pelos subúrbios das grandes cidades às novas mega-igrejas que estão começando a aparecer pelo mundo, e desde o bar à danceteria e de um litoral ao outro, sem distinção de raça, cor, idade, naturalidade, sexo, religião, incapacidade ou preferência sexual, todos os seres humanos estão permeados com uma eiva comum - simplesmente não conseguem se relacionar.

Diga o que quiser, mas o fato é que a humanidade possui uma eiva fatal. Apesar dos contratos legalmente complexos e os avisos e emendas que enchem os complexos sistemas políticos, e também dos discursos polidos e as desculpas espertas do clero religioso, a divisão ainda reina com supremacia sobre a raça humana. Então, por que que as pessoas não conseguem se relacionar?

Apesar do fato de que muita energia e muito esforço tenham sido investidos em legislações que superariam a tendência humana de discriminar os outros, nada lidou com a raiz do problema. Pode ser que pela manhã, ao chegar no trabalho, você saúde seu colega com um sorriso, mesmo que seus verdadeiros sentimentos sejam outros. Esse tipo de controle comportamental, repressivo, não ajuda as pessoas a conviverem; de fato, faz com que elas desprezem umas as outras para manter uma aparência de controle externo. Na verdade, suprimir seus verdadeiros sentimentos sobre os outros se tornou parte da vida cotidiana. Mas, e a igreja? Será que os religiosos são diferentes do resto do mundo, desunidos? Será que seu salvador, Jesus Cristo, está dando o poder que eles precisam para vencer a eiva fatal que causa a desunião, para que então eles possam ser uma luz para o mundo? Fale com qualquer cristão hoje em dia sobre unidade! Você ouvirá alguns conceitos muito abstratos. Hoje em dia, a religião cristã se gaba de ter aproximadamente 37,000 denominações."Quando Jesus disse, 'sobre esta rocha construirei minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela', será que ele intencionou que as pessoas chamadas para portar seu nome no mundo eventualmente se dividissem em 37,000 denominações concorrentes? Esse é o número de grupos cristãos no mundo todo de acordo com as estatísticas missionárias de Todd Johnson do World Cristian Database (Base mundial de dados cristãos)." Timothy George, "Cristo É Dividido?," Cristianity Today, Julho de 2005.

Com tal nível de fragmentação, pode-se chegar a uma de duas opiniões: ou Jesus Cristo não tem o poder para fazer com que seus seguidores vivam juntos em paz e unidade, ou os Cristãos de hoje não o estão verdadeiramente seguindo.

O famoso filósofo alemão Freidrich Nietzsche disse uma vez aos cristãos: "Para que eu creia no seu redentor, vocês precisarão parecer mais redimidos." Ele não conseguia conciliar a mensagem que os cristãos pregavam sobre amor, perdão, unidade e unicidade com as óbvias disputas, inquisições e cruzadas que mancham seus 1900 anos de instituição religiosa. Quando se olha no espelho da história cristã registrada, vê-se claramente a eiva fatal do homem.

Muitos tentarão desculpar o fato que os seguidores de Cristo não conseguem conviver, mas o verdadeiro evangelho acaba com qualquer divisão - ele não desculpa nem perpetua sequer alguma espécie de divisão. É estranho que, apesar da aparente divisão entre os cristãos, o intencionado distintivo dos discípulos do Filho de Deus era sua unidade. Leia as seguintes passagens do Evangelho de João:

"... para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim." (João 17:21-23)

"Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros." (João 13:34 -35)

Está registrado também no livro de "Atos do Apóstolos", que os primeiros crentes estavam cumprindo o que o Messias ensinou e aquilo pelo qual ele orou:

"... e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos. E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade." (Atos 2:42-45; 4:32-35)

Se Nietzsche e os outros críticos tivessem visto esta manifestação entre os que criam, não teriam demonstrado tal escárnio. Infelizmente esses versículos não descrevem o estado das coisas durante os dias deles nem descrevem o cristianismo hoje. De fato, todos os homens conseguem reconhecer quem não são Seus discípulos por causa da sua incapacidade de viver juntos e amar uns aos outros.

O verdadeiro evangelho é a única solução para o problema mais devastador da história humana - a desunião. De fato o evangelho chama o indivíduo a sair do mundo fatalmente defeituoso onde a divisão e a peleja egoísta reinam, para entrar em uma nova vida onde o amor e a unidade governam. Nessa nova cultura, os que crêem não simplesmente "concordam em discordar", mas eles verdadeiramente concordam porque amam uns aos outros. 1 Coríntios 1:10

O Pai e o Filho Conseguem Concordar?

É tolice pensar que o Pai e o Filho estão em discórdia contínua dividindo-se sobre detalhes de doutrina. O que devemos pensar sobre a oração de Cristo? "Pai, que eles sejam um assim como Você e eu somos um." Pode ser que essa oração tenha sido completamente irracional, exigindo de Seus seguidores algo impossível, o que faria de Cristo um mestre duro. Mas, pode ser também que aqueles que dizem seguí-lo não o estão fazendo de verdade. Se você é seguidor de alguém, você faz e diz o que ele faz e o que ele diz. Há alguém no cristianismo de hoje fazendo e dizendo o que o Cristo mandou?

Em Mateus 24:14, Cristo disse que o evangelho do reino seria pregado como testemunha a todas as nações, e então viria o fim. Ele estava falando sobre que tipo de testemunha? Uma testemunha porta testemunho da verdade. Miquéias 7:20; Isaías 49:6 E o que é a verdade? Bem, de acordo com João 17:21-22, a verdade era que o Pai enviou o Filho porque ele amava as pessoas do mundo. Portanto, através de obedecer Seus mandamentos, Seus discípulos dariam testemunho daquilo que Ele disse e fez - eles provariam que era verdade, e seriam uma luz para o mundo ao seu redor. Será que se eles não obedecessem os Seus mandamentos, e se não fossem capazes de vencer a eiva fatal que divide o mundo inteiro, e se não conseguissem conviver uns com os outros, dividindo se em um número cada vez maior de facções, seriam diferentes ou contrastantemente mais aparentes que qualquer outro grupo, organização ou povo? A resposta simplesmente é NÃO. Se os seguidores de Cristo não fossem capazes de vencer as simples fendas que praguejam os seus relacionamentos, eles não conseguiriam provar que Ele ressuscitou dentre os mortos. Pelo contrário, portariam testemunho de que Ele ainda está na cova. Foi isto que disse Nietzsche e milhares de outros críticos através dos séculos. É fácil intelectualizar os mandamentos de Cristo, mas o resultado é que o mundo descrente observa e escarnece.

Até mesmo o símbolo da cruz erguido acima da torre de qualquer igreja, gravado e impresso nos púlpitos, livros, camisetas e automóveis de muitos cristãos, é um símbolo de morte; não de vida. Não seria diferente se alguém colocasse uma cadeira elétrica acima de seu lugar de louvor ou desenhasse uma forca na capa do seu texto sagrado. Colocar a cruz em todo lugar corresponde à novamente pendurar o Filho de Deus e expô-lo à vergonha pública. Hebreus 6:6 O verdadeiro testemunho que o Pai enviou o Filho, não é como Ele morreu, mas aquilo que Ele experimentou na morte, e o fato que Ele ressuscitou dentre os mortos, dando aos Seus discípulos o poder sobre as tendências que causam morte nos relacionamentos humanos. Se Sua ressurreição não dá às pessoas o poder de vencer a eiva fatal da humanidade, de que serviu? Podemos então dizer com uma só vóz: "Ele ressuscitou da cova: E DAÍ?!" As pessoas celebram sua ressurreição no Domingo de Páscoa, mas suas ações durante o resto do ano mostram que, de acordo com o pensamento delas, é bem capaz que Ele ainda esteja morto.

O Fim das Barreiras de Hostilidade

Em algum lugar precisa haver um lugar onde a eiva fatal pode ser vencida. Não pode ser só quando "passarmos desta para a melhor". O profeta Ezekiel escreveu sobre este lugar:

"Assim diz o Senhor Deus: Também eu tomarei um broto do topo do cedro, e o plantarei; do principal dos seus renovos cortarei o mais tenro, e o plantarei sobre um monte alto e sublime. No monte alto de Israel o plantarei; e produzirá ramos, e dará fruto, e se fará um cedro excelente. Habitarão debaixo dele aves de toda a sorte; à sombra dos seus ramos habitarão." (Ezekiel 17:22-23)

Portanto, onde está esta árvore cujos galhos dão abrigo a pássaros de toda espécie imaginável. Certamente essa passagem está falando sobre um lugar onde as pessoas de todo tipo e cultura podem viver juntas em paz e união - um lugar onde as pessoas estão vencendo a divisão que atormenta a humanidade desde sua alvorada. Tal lugar existe?

Se o evangelho está sendo obedecido, ele dá àqueles que o receberam o poder de amarem uns aos outros. O amor é o que vence a eiva fatal. Há um lugar onde a árvore sobre a qual falou Ezekiel está crescendo e juntando "pássaros de todos os tipos". Está profetizado até mesmo no Novo Testamento que tal lugar surgiria nos últimos diasApocalipse 5:9 é um lugar real onde o evangelho tem poder sobre a eiva fatal, isto é, se ele é inteiramente obedecido. - um lugar onde a oração sincera de Cristo está sendo cumprida. Como escreveu o salmista, um lugar onde os irmão vivem juntos em união. Salmos 133:1-3 É lá, naquele lugar, que Deus dá a benção de vida eterna. É lá que a eiva fatal está sendo vencida. Se você é um dos cansados, ansiando poder obedecer o que está escrito nos evangelhos, e cansado das desculpas que explicam porque ninguém consegue viver daquela forma, nós lhe convidamos para vir e ver a solução em ação.

Leia Mais:

Ia Ser Diferente . . .

Que noite! Que show! Lá no meio de todas aquelas pessoas eu estava girando, gritando e cantando com toda minha voz contra o sistema social injusto, a podridão de uma verdade enganosa e de como os homens se maltratam buscando seus próprios interesses....

Leia Mais

Uma Última Chance

Se eu falar na palavra evangelho, você imediatamente rasgará e lançará fora nossa futura amizade, mesmo que seja um evangelho diferente.Não sou religioso na concepção da palavra, pois não creio na religião popular.Aprendi a amar o Criador de...

Leia Mais

Você Já Sentiu Isso...

Você já sentiu isso...Sentado na mesa do bar... todos pareciam tão alegres e bem resolvidos! Mas você não era como aquele colega cujas piadas faziam todo mundo rir. Ou você já estava cansado de ter que contar histórias para fazer aquele tempo...

Leia Mais

Você Consegue Ouvir a Criação Falando?

Enquanto o homem grita por liberdade de expressão para suportar suas causas, grandes ou pequenas, há uma voz que está sendo silenciada e ninguém parece se importar. É a clara, mas mesmo assim tão...

Leia Mais