A Caixa Preta


A Bíblia é a “caixa preta” do “vôo” da igreja do primeiro século.

Você já se perguntou alguma vez por que o cristianismo de hoje é tão diferente de como era no princípio? Os primeiros capítulos do livro de Atos refletem o começo de uma vida intensa de amor e unidade, onde todos compartilhavam tudo o que tinham...

Esta vida maravilhosa foi o resultado da pregação dos apóstolos, que cheios do Espírito Santo, estabeleceram comunidades onde ensinavam tudo que haviam aprendido de Yahshua (em português, Jesus)

Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum, vendiam suas propriedades e seus bens e os repartiam a todos segundo a necessidade de cada um. E perseveravam em unidade cada dia no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria a singeleza de coração, louvando a Deus. E o Senhor acrescentava cada dia à igreja os que haviam de ser salvos. (Atos 2:44-47)

E da multidão dos que criam um só era o coração e a alma, e ninguém dizia ser sua coisa alguma que possuía, pois tinham todas as coisas em comum. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois entre eles, necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. (Atos 4:32-35)

O que aconteceu? Por que as coisas mudaram tanto? Onde podemos encontrar hoje cristãos compartilhando todas as suas possessões? Muitos dizem que aquela vida surgiu simplesmente do entusiasmo imaturo dos primeiros crentes, e das circunstâncias peculiares daquele tempo. Negam que tenha sido o resultado de obedecer aos ensinos do Messias, e concluem dizendo que à medida que a fé cristã ia amadurecendo, os crentes deixavam de viver juntos em comunidade. Mas... não faria mais sentido pensar que os seguidores de um grande Mestre, se desviaram de seus ensinos com o passar do tempo, como dizer que se tornaram mais fiéis?A igreja de hoje é mais fiel do que a de antes?

Com certeza os primeiros discípulos de Yahshua o Messias que viveram com Ele, escutaram seus ensinos, foram testemunhas de sua ressurreição e receberam suas últimas instruções sobre o Reino de Deus, e ao receber o poder do Espírito Santo foram muito diligentes em pôr em prática seus ensinos. Depois de tudo, seu Mestre lhes disse que quando lhes enviasse o Espírito Santo, este os lembraria de todas as coisas que ele tinha dito.

A igreja que nasceu no dia de Pentecostes foi o primeiro fruto do Espírito, e é claro que este fruto não iria mudar a não ser que a própria árvore ficasse doente. Infelizmente foi exatamente isso que aconteceu. Com o passar do tempo, as igrejas se desviaram da fundação original e do modelo estabelecido pelos apóstolos. Desde o livro de Atos, quase todo o Novo Testamento descreve este processo, sendo a igreja de Efésios um bom testemunho disto. O apóstolo Paulo finalizou sua carta fervorosa aos Efésios com a seguinte benção:

A graça esteja com todos os que amam nosso senhor Jesus Cristo em sinceridade. Amém. (Efésios 6:24)

Porém durante os anos seguintes, Paulo escreveu duas cartas ao seu discípulo Timóteo, que naquela época cuidava da igreja de Efésios. Nestes escritos, Paulo os advertia encarecidamente que tivessem cuidado com os falsos mestres e com o engano sutil das comodidades materiais. Trinta anos depois o mesmo Messias repreendia severamente a igreja de Efésios.

Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do teu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. (Apocalipse 2:4-5)

Aquele primeiro amor que tiveram por seu Mestre e uns pelos outros se corrompeu, e depois de uma geração caiu em esquecimento. O que sobrou foi uma doutrina que não produzia vida, uma pequena luz que se apagava inevitavelmente, e por não se arrepender e fazer as obras do princípio, logo o mesmo Messias chegou como um ladrão durante a noite e levou o candelabro apagado. Aquelas primeiras obras que foram o resultado daquele primeiro amor não eram nada mais nada menos que aquela vida descrita em Atos 2 e 4 que foi a primeira luz da igreja.

A Caixa Preta

Lembra-te, pois, de onde caíste... (Apocalipse 2:5)

Como um avião cujos motores perderam a potência e caiu longe do seu destino previsto, a igreja do primeiro século perdeu altitude gradualmente à medida que seu amor foi apagando, estilhaçando-se não muito longe, no século seguinte.

A carta de Tiago, escrita no início do século II, apresenta uma igreja triste e desmembrada, consumida pelo orgulho, carente de compaixão, cheia de inveja e motivada pela ânsia por poder, riquezas e prazer. A continuação foi um grande silêncio. O avião se estilhaçou.

Contudo , o cristianismo continuou, convertendo-se no que é hoje: uma religião mundial próspera, mas a sua natureza é drasticamente diferente da igreja estabelecida pelos apóstolos.

Quando um avião se estilhaça, geralmente há certa urgência em recuperar dentre os escombros o gravador de vôo, conhecido como caixa preta. Esta caixa é quase indestrutível, e grava todas as conversas que acontecem dentro da cabine do piloto durante o vôo, além de registrar dados técnicos significativos. Os investigadores de um desastre aéreo investigam minuciosamente as informações contidas na caixa preta, com a esperança de descobrirem a causa do acidente. Desta forma também podem prevenir acidentes parecidos no futuro.

A Bíblia é a "caixa preta" do "vôo" da igreja do primeiro século, principalmente o Novo Testamento, que se provou ser indestrutível, preservado milagrosamente, através de séculos cheios de perigo. Para o olho que discerne, é um documento que testifica a degradação da igreja e revela as razões de seu falecimento. No primeiro século, o apóstolo Paulo escreveu estas palavras à igreja fazendo referência a queda do primeiro Israel.

Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem o fim dos séculos tem chegado. (1Coríntios 19:11)

Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, também não nos poupará. Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para que com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres, doutra sorte, também tu serás cortado. (Romanos 11:21-22)

Caiu, Caiu...


O apóstolo Paulo no começo de seu ministério esperava com expectativa o regresso de Yahshua para poder ver o fim dessa época e o começo do Seu reinado de mil anos. Porém mais tarde, se deu conta de que não viveria para ver este dia. Com o passar dos anos os avisos de suas cartas se tornaram cada vez mais urgentes, já que via que os crentes estavam se desviando da fundação que ele havia estabelecido, deixando-se enganar por apóstolos carismáticos que se auto-elegeram, os quais desviaram muitos por pregar um evangelho mais permissivo que deixava espaço para seus apetites carnais. Ao fim, aquela vida de amor e entusiasmo se perdeu, sendo substituída por tradições e rituais mortos, pois estavam desconectados da fonte que os alimentava, aquela da qual Paulo lhes falou.

Assim, o machado foi posto na raiz da árvore doente, o mesmo que havia sido posto nos dias de João Batista, cortando os ramos sem fruto do velho Israel. Foram duas quedas, como está descrito no juízo pronunciado no livro de Apocalipse:

Então exclamou com potente voz, dizendo: Caiu!Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda e detestável, pois todas as nações têm bebido do vinho do furor da sua prostituição. Com elas se prostituíram os reis da terra. Também os mercadores da terra enriqueceram a custa da sua luxúria. (Apocalipse 18:2-3)

Assim como Paulo tinha avisado, e assim como ocorreu ao velho Israel, a noiva prometida se converteu em uma prostituta. Os 1900 anos seguintes de história testemunham os escabrosos e sangrentos episódios de seus atos imorais.

A Restauração De Todas As Coisas


A história também nos conta que através dos séculos seguintes, houve almas cheias de coragem que desejaram a vida que a igreja experimentou em sua origem. Mas, de fato, não chegaram a alcançar suas intenções. Os profetas predisseram que deveria acontecer a restauração de todas as coisas para que o Messias voltasse para terra. Para isso é necessário que seja reunido um povo que recupere a vida dos primeiros discípulos cumprindo assim as palavras dos profetas.

Tem que haver alguém que aprenda uma lição com o que aconteceu com o antigo Israel, e com a igreja do primeiro século, e vença onde eles caíram. Dessa forma virá o fim desta perversa geração, e a volta de Yahshua o Messias para estabelecer seu reinado de paz na terra.

A esperança de tal restauração foi expressa graficamente por um homem sábio que viveu há muito tempo:

Porque há esperança para a árvore, pois mesmo cortada, ainda renovará, e não cessarão seus rebentos. Se envelhecer na terra sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova. (Jó 14-7-9)

Nós cremos que este renovo está brotando, produzindo a mesma vida que surgiu há dois mil anos, no dia de Pentecostes.

Voltando aquele mesmo vôo que estilhaçou... um novo avião está sendo construído sob a direção de seu Criador e de acordo com seus planos originais. Estamos prestando muita atenção à informação daquela caixa preta, para que possamos manter o curso e alcançar nosso destino profético. Estamos buscando aqueles que querem subir a bordo conosco.

Leia Mais:

Três dias e Três Noites

Às vezes, tradições podem nos enganar e nos fazer aceitar coisas que não fazem sentido. Isto é certamente o que aconteceu com o Cristianismo por volta do quarto século. Naquele tempo foram estabelecidos certos meios-termos, que para sempre alteraram...

Leia Mais

Anoitecer

Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”. (João 9:4-5) O Filho de Deus falou estas palavras...

Leia Mais