O Sinal do Fim


A última vez que isto aconteceu, as pessoas se amontoaram nas igrejas esperando ansiosamente o soar das trombetas e a volta de Cristo. Pelo menos é o que alguns historiadores falam sobre o final do primeiro milênio. Um monge escreveu que as décadas em torno do ano 1000 estavam cheias de terremotos, vulcões, cometas, fome, e o pior surgimento de seitas que o mundo desse tempo jamais tinha visto. O ensinamento oficial do dia era que o Milênio do Reino de Cristo já tinha chegado espiritualmente, porque os Cristãos estavam controlando sua sociedade. E dificilmente alguém questionava a idéia, exceto algumas pessoas pobres, e uns poucos desajustados.

Então nós não sabemos se as igrejas estavam lotadas de multidões atemorizadas na Noite do Ano Novo de 999, ou se só foram os devotos usuais, mas nós sabemos uma coisa com certeza: Cristo não veio, e a época não acabou. O mesmo tipo de coisa aconteceu já tantas vezes que as pessoas já se acostumaram. E quantas vezes, quando as coisas vão realmente mal, ou quando um novo século chega, ou até quando alguém começa a realmente ficar trabalhando pelas profecias na Bíblia, a história se repete. Os "fiéis" se ajuntam para ansiosamente esperar por Jesus, mas Ele não vem.

Algumas pessoas se perguntam por quê. Não é que, Seus discípulos lhe fizeram uma pergunta direta, "... que sinal anunciará tua vinda e o fim desta época?" Mateus 24:3-13 E parece que Ele deu uma resposta direta. Talvez você já tenha ouvido sobre algumas das coisas das quais Ele falou: falsos profetas, falsos Messias, falsos milagres, guerras, fome, terremotos, perseguição dos Seus seguidores, muitos se desviando de Sua causa, pessoas traindo até os próprios membros de sua família, e assim por diante... A maioria destas coisas já aconteceu repetidamente, mas Ele nunca chegou, e o mundo não acabou.

Por quê?

Bem, primeiramente, Ele falou que quando estas coisas acontecessem ainda não seria o fim. Estes sinais seriam como as primeiras contrações brandas de uma mulher grávida. As fortes dores do parto ainda estariam longe. Mas Ele não só deixou Seus seguidores com uma resposta vaga. Ele continuou de fato explicando para eles quando viria o fim.

E até agora Sua resposta é habitualmente negligenciada, mesmo se está escrita bem aí junto com todas as outras profecias. Você provavelmente nunca ouviu sobre isto. Os escritores dos livros Cristãos do fim dos tempos não mencionam isto, talvez porque não entendem isto ou talvez porque não é sensacional o bastante para vender livros. Eis o que Ele falou:

"Estas Boas Novas do Reino serão proclamadas através do mundo inteiro (em testemunho) para mostrar a evidência diante de todos os Gentios; e então virá o fim." (Mateus 24:14)

Então tem que ser estas Boas Novas: uma mensagem específica, não só um "Evangelho" qualquer, mas a mensagem do Reino... E tem que ser proclamado a todas as nações. E não pode ser só um monte de palavras; tem que de fato produzir alguma evidência. E então, finalmente, o Fim virá.

Esta mensagem, obviamente não tem sido proclamada em todo lugar ainda, porque o Fim não chegou. De fato, o Reino mal tem sido mencionado nos últimos 2000 anos ***. E já que Filho de Deus sempre queria dizer exatamente o que Ele dizia, Ele não vai aparecer até que Sua mensagem seja pregada e obedecida Mateus 28:19-20 e que todas as pessoas que não conhecem a Deus (Gentios) possam ver a evidência.

Evidência


É contada a história de que quando Messias ressuscitou da morte nenhum dos Seus discípulos acreditou que Ele estava vivo até que eles O viram com seus próprios olhos. Você sabe como é que Ele respondeu a descrença deles? Ele se mostrou para eles e lhes deu muitas provas convincentes da Sua ressurreição. João 20:25-31 Sim, é verdade, Ele não os amaldiçoou por não crer, em vez disso, ele lhes deu uma evidência visível de seu triunfo sobre a morte.

Ele não vai tratar o resto do mundo de maneira diferente. Ele não vai exigir deles que creiam a não ser que Ele lhes mostre algo.

A maneira como funciona é simples. A mensagem de Yahshua o Messias é feita principalmente de mandamentos. É por isso que a Bíblia fala de obedecer às boas novas. João 3:36; João 7:17; João 8:51; Atos 5:32; Romanos 1:5; Romanos 10:16; Romanos 15:18; Romanos 16:26; Hebreus 5:9 Estes mandamentos ensinam a Seus discípulos como amar uns aos outros do jeito que Ele os amou. Só quando Seus discípulos amarem como Ele amou, é que o mundo vai "se ligar". Só então é que o mundo vai saber que Ele foi enviado do céu para tomar seu lugar na morte. Só então é que eles vão saber que Deus os amou exatamente o mesmo tanto que Ele amou seu próprio Filho.

Veja, obedecer a Seus mandamentos resulta em uma vida radical, uma que difere totalmente da existência de preservação própria do mundo. O Espírito mau que rege o mundo segura todos os seus povos debaixo do seu poder pelo medo da morte, mas obedecer Yahshua liberta uma pessoa desse poder. Uma tal vida de obediência de fato traz uma pessoa para dentro de outro reino - colocando-a debaixo da autoridade do céu. Colossenses 1:13 Quando o mundo vir os discípulos de Yahshua morando juntos em união, negando a si mesmos pelo bem dos seus irmãos, isso prova algo. Isso mostra que tem um poder em ação sobre a terra, maior que a habilidade natural do homem. O homem pode ser naturalmente tolerante com os outros, ou até ajudar aqueles menos afortunados do que ele, mas ele não pode deixar os seus próprios interesses para viver inteiramente para os outros. Os espíritos que trabalham no mundo invisível não querem deixá-lo. O poder de amar como Yahshua amou é o poder da época vindoura. É o poder de um reino imutável que vai levar esta época presente a um fim. Hebreus 12:26-29 Este reino vai encher a terra no próximo milênio, mas esse milênio não pode começar ainda. Não vai começar até que esse poder seja demonstrado nesta época, para que as pessoas possam escolher debaixo de qual poder elas querem estar - o poder do amor ou o poder da morte. Isto é o que Messias está esperando. Ele é o rei invencível que reina o reino imutável. Pelo poder do amor, Ele tomou sobre Si o pecado de toda a humanidade e sofreu a agonia da morte que todos nós merecíamos. Pelo poder do amor, Ele jogou fora as correntes da morte e ressuscitou vitorioso. Pelo mesmo poder Ele vai tomar a terra. Quando Ele finalmente vier, ninguém vai poder resistir ao Seu poder, não importa o tanto que tentarem. Eles também não vão ter nenhuma desculpa pela qual eles recusaram enfrentar a evidência.

A Mensagem do Reino


"... o Reino dos Céus, que foi o principal ensinamento de Jesus, é o que toma tão pequena parte nas crenças Cristãs, é certamente uma das doutrinas mais revolucionárias que jamais agitaram e mudaram o pensamento humano. E não é de se admirar que o mundo dessa época falhou em compreender seu pleno significado... Pois a doutrina do Reino dos Céus, como parece que Jesus a pregou, era nada menos do que um pedido corajoso e sem transigência de uma mudança completa e uma limpeza de vida da raça lutadora, uma limpeza absoluta por fora e por dentro".

- H. G. Wells, O Contorno da História (The Outline of History), vol. 1, página 422, edição de 1961.