WWW - World Wide Web


Essa sigla que você digita para entrar na maioria dos sites na internet, significa, traduzindo, a grande rede (ou teia) mundial.

As pessoas estão trancadas em seus dispositivos de comunicação por todos os lugares do mundo. Neles você pode ouvir o presidente, as notícias locais, as autoridades locais, quando lhe dão a última notícia sobre quanto tempo ficar em sua casa, a crise econômica e o que está acontecendo com o corona vírus na Índia. Eles o repetem de novo e de novo. Você senta no confortável sofá do seu apartamento, se perguntando o que vai acontecer em seguida. “Como isso realmente vai me afetar? Por quanto tempo meus filhos conseguirão continuar se entretendo com seus brinquedos?”

Eu tenho um pouco de dinheiro e não sei quanto vou receber de salário, nem por quanto tempo terei meu emprego, se é que ainda tenho um emprego. Talvez eu só compre o que eu realmente preciso. Vamos ver... papel higiênico, comida... isso sim eu preciso. Ah, sim, álcool gel! Como eu poderia esquecer isso? Este vírus é mais contagioso do que uma gripe comum, e pode te matar. Eu poderia ser portador dele e matar outra pessoa sem nem mesmo saber!

Vou ficar bem dentro da minha casa e manter distância das pessoas – pelo menos dois metros, como dizem as autoridades!

Eu me sinto preso. Não estou acostumado a ter todo esse tempo. Como posso preenchê-lo? Não aguento mais ficar sentado no sofá por tanto tempo. “Pare de brigar com o seu irmãozinho, Juquinha! Não leve embora seus brinquedos: deixe os outros brincarem também! Você está me ouvindo?”

Clique! O aparelho eletrônico está de volta. Este aparelho que me conecta ao mundo é a coisa mais próxima de mim. É quase como meu melhor amigo, e nunca volta atrás, apesar de apresentar toneladas de informações inúteis para meu cérebro. Mesmo que algumas coisas sejam fatos, qual é a fonte? Será que é confiável?

De qualquer forma, talvez com todo esse tempo livre eu possa ir mais fundo e descobrir o que é realmente importante na vida. Esta vida é tão curta… Este pequeno aparelho melhora a qualidade de vida que tenho, ou a torna fraca, frágil e barata? Por que é o primeiro objeto que eu procuro ao lado da minha cama? Estou viciado neste aparelho, como uma droga socialmente aceitável?

É… isso é definitivamente aceito. Todos estão colados nele, exceto quando percebem que seu filho precisa ir ao penico, ou quando percebem que você realmente precisa de algo, como comida.

Eu notei que as pessoas costumavam sair para comer no seu restaurante favorito. Agora há cinco pessoas na mesma mesa comunicando-se em seus aparelhos com pessoas de outros lugares. O que aconteceu com as pessoas se olhando face a face, falando em uma linguagem simples que ambos entendem, tomando uma xícara de chá juntos, construindo amizades de longo prazo, dia após dia, sabendo internamente que a vida tem um custo. Isso envolve pequenos e grandes sacrifícios ao longo do caminho.

As pessoas estão socialmente distantes há muito tempo. Será que os aparelhos se tornaram vícios que nos distanciam socialmente em vez de nos unir? Tínhamos Internet antes de termos o coronavírus. As mídias sociais estão te aproximando de alguém muito distante? Claro, você manda uma mensagem para alguém, marca um horário para se encontrar. Depois você sai para comer, puxa seu aparelho e começa a jogar um videogame nele. Às vezes é apenas uma companhia tosca, mas, outras vezes me ajuda a lutar contra as minhas péssimas emoções que vêm sentarem comigo, quando estou sozinho no meu belo sofá.

Clique. O aparelho está ligado. O que o presidente vai dizer? Vai ser uma notícia? De quem é a vida que estou vivendo de qualquer maneira? Eu me sinto como se estivesse preso em uma teia. Parece que as pessoas por toda parte estão presas em uma teia. Talvez seja por isso que se chama WWW - World-Wide Web (teia de alcance mundial). Eu me pergunto onde a aranha está espreitando…

“Ei, crianças, escutem isso! Um evangelista da TV cristã percebe que muitas pessoas estão em casa olhando para sua TV, PC, iPhone, então ele está nos dizendo como podemos dar nossas vidas a Deus sozinhos, em nossas casas”!

Existe algo novo ou diferente – algo que eu não tenha ouvido antes? Estou cansado da web… muito cansado… Oh, aqui está algo diferente: “Se você quiser sair desta pegajosa World-Wide Web, clique mais uma vez neste botão no seu aparelho e ligue para o número de alguma das comunidades das Doze Tribos, e fale com um ser humano real, ao vivo. Você vai ouvir esperança e inspiração em palavras vivas, e talvez você até queira nos visitar. Mas se não for desta vez, sinta-se à vontade para ligar novamente mais tarde. Acreditamos na construção de amizades, e amizades levam tempo”.

Leia Mais:

Ia Ser Diferente . . .

Que noite! Que show! Lá no meio de todas aquelas pessoas eu estava girando, gritando e cantando com toda minha voz contra o sistema social injusto, a podridão de uma verdade enganosa e de como os homens se maltratam buscando seus próprios interesses....

Leia Mais

Uma Última Chance

Se eu falar na palavra evangelho, você imediatamente rasgará e lançará fora nossa futura amizade, mesmo que seja um evangelho diferente.Não sou religioso na concepção da palavra, pois não creio na religião popular.Aprendi a amar o Criador de...

Leia Mais

Você Já Sentiu Isso...

Você já sentiu isso...Sentado na mesa do bar... todos pareciam tão alegres e bem resolvidos! Mas você não era como aquele colega cujas piadas faziam todo mundo rir. Ou você já estava cansado de ter que contar histórias para fazer aquele tempo...

Leia Mais

A Eiva Fatal da Humanidade

Porque os homens simplesmente não conseguem conviver uns com os outros? Desde as grandes redes de supermercados espalhadas pelos subúrbios das grandes cidades às novas mega-igrejas que estão começando a aparecer pelo mundo, e desde o bar à danceteria...

Leia Mais