Um dia, os discípulos de Yahshua aproximaram-se dele e perguntaram: “Mestre, por que você fala para o povo em parábolas?” Ele tinha acabado de lhes contar a parábola do semeador e eles não tinham certeza se estavam entendendo o que ela significava. Quando estavam a sós com Ele, ele era geralmente muito direto naquilo que lhes dizia, mas quando havia pessoas religiosas por perto, especialmente líderes, Ele tendia a contar pequenas histórias.
Ele entendeu que é difícil para as pessoas religiosas compreenderem conceitos espirituais fora de seus padrões de pensamento profundamente enraizados, especialmente se esses conceitos são expressos usando o mesmo vocabulário básico e fazem referência às mesmas escrituras sagradas. Por isso, Ele lhes contou histórias simples tiradas do terreno neutro da natureza, agricultura, pecuária e pesca, na esperança de superar seus filtros religiosos e alcançar seus corações. Essas parábolas continuam sendo muito atuais, tendo o poder de penetrar até mesmo os muros ferozmente defendidos da doutrina e tradição cristãs com as verdades simples, mas muitas vezes incômodas, do evangelho.
Olhe esta parábola muito reveladora, por exemplo:
O reino dos céus pode ser comparado a um homem que semeou boa semente em seu campo, mas enquanto seus homens dormiam, seu inimigo veio e semeou joio no meio do trigo e foi embora. Então quando as plantas cresceram e produziram grãos, então o joio apareceu também. E os servos do dono da casa vieram e disseram-lhe: “Mestre, não semeaste boa semente no teu campo? Como então tem joio? Disse-lhes ele: Um inimigo fez isso. Então os servos lhe disseram: Então queres que os recolhamos? Ele disse: “Não, para que, ao recolher o joio, você não arranque o trigo junto com ele. Que ambos cresçam juntos até a colheita, e na época da colheita direi aos ceifeiros: 'Primeiro colham o joio e os amarre em feixes para serem queimados, mas junte o trigo no celeiro'. ” (Mateus 13: 24-30)
Obviamente, o homem que semeou a boa semente é Yahshua e “seus homens” são os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres de Efésios 4:11, que deveriam estar cuidando do campo, como diz 1 Coríntios 3:9. Mas enquanto eles estão "dormindo" (não prestando atenção) Satanás está trabalhando no campo, semeando o joio no meio do trigo.
O joio parece ser trigo para o olhar que não tem discernimento, mas com o tempo torna-se claro que eles não produzem o mesmo fruto. Eles são a cultura de Satanás e ele estimula seu crescimento, enquanto Yahshua se preocupa com o trigo, não permitindo seus servos eliminarem o joio, para não arrancar o trigo por engano.
No entanto, o joio não percebe que é joio, nem eles percebem que o maligno é a fonte de sua inspiração, pois Satanás é um mestre do disfarce, fazendo-se parecer um anjo de luz e seus servos parecem ministros de justiça![1] São os servos de Satanás - homens que aparentam ou dizem ser servos de Yahshua - que plantam o joio no campo. Eles podem nem mesmo perceber que estão servindo a Satanás, porque alguns, diz Paulo, caíram inadvertidamente na armadilha de Satanás, tendo sido capturados por ele para fazerem sua vontade.[2]
Você é um trigo ou um joio?
Então, como você pode saber se você é um joio? Uma maneira é considerar se o fruto da sua vida corresponde ao fruto que as Escrituras dizem que um verdadeiro discípulo deve produzir . É difícil ser objetivo ao julgar o fruto de sua própria vida; mas se você tem um motivo para se perguntar “se você é realmente salvo”; há outra maneira de dizer, através da qual você pode ser mais objetivo com uma pequena ajuda das Escrituras. Você pode dar uma boa olhada na semente da qual sua fé cresceu. Era o mesmo evangelho que Yahshua e Seus apóstolos falaram, ou foi um evangelho diferente?[3] Será que este evangelho foi geneticamente modificado pelos servos de Satanás?
Ao contrário do que muitos pensam, o coração do evangelho deve ser encontrado nos Evangelhos, não nas Epístolas (cartas). As Epístolas foram escritas para tratar de problemas nas igrejas, a maioria causados por que eles estavam se afastando do fundamento que foi colocado nos primeiros discípulos por Yahshua, como está registrado nos Evangelhos.
Servos de satanás
Provavelmente já deu para perceber que o evangelho que você recebeu tem poucos ou nenhum dos ingredientes listados acima. Isso é porque no fim do primeiro século a igreja começou a se encher de joio através do “ministério” de:
No final do primeiro século, somente alguns vencedores permaneceram entre os muitos joios. Em vez de joio no meio do trigo, tornou-se trigo entre o joio, até que todo o trigo fosse extirpado ou morto. Os servos de Satanás logo se estabeleceram como clero profissional dominando sobre os leigos silenciosos (exceto por respostas litúrgicas repetidas) que haviam sido persuadidos de que “a fé” era uma questão de abraçar certas doutrinas e não a total entrega e devoção de toda sua vida.
Então agora, 1.900 anos depois, o campo de joio cresceu para 2,4 bilhões de joios em 45.000 variedades (denominações),[7] das quais nenhuma prega o evangelho original que produziu os primeiros frutos do puro trigo dourado descrito em Atos 2:42-47 e 4:32-37.Uma semente guardada para o plantio
Como Isaías predisse: “Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado uma semente, teríamos sido como Sodoma e nos tornado como Gomorra.” (Romanos 9:29)
Mas uma semente preservada - guardada para o plantio, por assim dizer. O próprio Filho de Deus profetizou que haveria uma restauração de todas as coisas antes que Ele pudesse voltar.[8] Essa restauração começou há cerca de 40 anos, quando o a semente desse "trigo" original foi plantada no solo fértil de um coração totalmente rendido e começou a produzir uma colheita exatamente como no início: todos os que criam estavam JUNTOS NOVAMENTE e compartilhavam todas as coisas em comum.[9]
Como feixes dourados de trigo, ou cachos suculentos de uvas, o fruto lentamente se multiplicou, de modo que existem hoje mais de 50 comunidades em 11 países diferentes, todos compartilhando a mesma fé e a mesma cultura. Em cada lugar, discípulos sinceros convivem em união, entregando suas vidas uns pelos outros em amor, servindo noite e dia com um único objetivo em mente: trazer nosso Mestre Yahshua de volta a esta Terra. Mas Ele não pode retornar até que Sua noiva esteja pronta:Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. Foi-lhe dado para vestir-se linho fino, brilhante e puro". O linho fino são os atos justos dos santos. (Apocalipse 19: 7-8)
Sendo que Sua noiva é a igreja, que é Seu corpo na Terra, isso é só um outro jeito de dizer:
Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus. Daí em diante, ele está esperando até que os seus inimigos sejam colocados como estrado dos seus pés. (Hebreus 10: 12-13)
Os inimigos de nosso Mestre Yahshua são os mesmos espíritos que dominaram a primeira igreja e a transformaram em um campo de joio. Eles têm que ser colocados debaixo dos pés do Corpo restaurado de Messias, Sua noiva. Ela deve crescer até a plena estatura, fazendo as obras justas preparadas para ela,[10] através das quais ela será purificada de toda iniquidade,[11] conforme as circunstâncias diárias expõem a maneira como o maligno tenta dividi-la, contaminá-la e desviá-la, assim como ele fez com a igreja do primeiro século.
A outra mulher
Ao mesmo tempo em que a noiva de Messias está sendo purificada de toda coisa impura, seja em pensamento, palavra ou ação, há outra “mulher” que está sendo “purificada” de tudo que é limpo e puro:
Então o anjo me levou no Espírito para um deserto. Ali vi uma mulher montada numa besta vermelha, que estava coberta de nomes blasfemos e que tinha sete cabeças e dez chifres. A mulher estava vestida de azul e vermelho, e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas. Segurava um cálice de ouro, cheio de coisas repugnantes e da impureza da sua prostituição. Em sua testa havia esta inscrição: MISTÉRIO: BABILÔNIA, A GRANDE; A MÃE DAS PROSTITUTAS E DAS PRÁTICAS REPUGNANTES DA TERRA. Vi que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos… (Apocalipse 17: 3-6)
Você sabe quem é essa mulher?
Ela também já foi uma virgem pura, prometida ao Príncipe da Paz, mas foi desviada.[12] Quando ela tinha cerca de 300 anos, casou-se com um príncipe da guerra, que ironicamente prometeu sua paz. Ela sobreviveu a ele e muitos pretendentes depois dele, ganhando poder e riqueza com cada romance, e impiedosamente esmagando a qualquer que fosse crítico de seus jeitos (caminhos). Quando ela tinha cerca de 1400 anos de idade, deu à luz várias filhas que, mesmo criticando-a, acabaram tornando-se mais semelhantes do que diferentes dela. Elas eram tão sanguinárias quanto sua mãe, abatendo aqueles que aspiravam seguir verdadeiramente o primeiro marido prometido à sua mãe. Agora, uma a uma, essas filhas e seus incontáveis descendentes estão retornando a uma aliança familiar superficial entre elas e sua matriarca idosa, para benefício mútuo e objetivos políticos comuns.
Quando a oportunidade chegar, elas ajudarão a velha prostituta a subir nas costas de outro príncipe tão poderoso e implacável que será chamado de Besta. Ela fará o melhor que puder para se enriquecer às custas dele e usá-lo para fazer seu trabalho sujo, como fez com todos os amantes desde o primeiro casamento. Especialmente, ela estará sedenta pelo sangue dos santos - a noiva de Yahshua – e vai fazer a Besta se voltar contra eles.
Mas, eventualmente, a grande prostituta chegará ao fim de sua jornada ...A besta e os dez chifres que você viu odiarão a prostituta. Eles a levarão à ruína e a deixarão nua, comerão a sua carne e a destruirão com fogo. (Apocalipse 17:16)
Isso nos traz de volta à parábola com a qual começamos ...
Deixem que cresçam juntos até a colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado... (Mateus 13:30)
"Saia dela, meu povo"
Esta é uma história muito sombria, mas é verdade. Isto vai acontecer. E não é apenas a mãe prostituta que será queimada, mas todos os que são aliados dela, todos os que foram levados por outro evangelho que não tinha as chamadas “palavras duras” de Yahshua – o campo inteiro de joio: a religião caída do cristianismo.
E ele bradou com voz poderosa: "Caiu! Caiu a grande Babilônia! Ela se tornou habitação de demônios e antro de todo espírito imundo antro de toda ave impura e detestável… (Apocalipse 18: 2)
Então ouvi outra voz do céu que dizia: "Saiam dela, vocês, povo meu, para que vocês não participem dos seus pecados, para que as pragas que vão cair sobre ela não os atinjam!
Pois os pecados da Babilônia acumularam-se até o céu, e Deus se lembrou de suas iniquidades. (Apocalipse 18: 4-5).
Aquele a quem servimos, vê e entende o sofrimento de todos os sinceros que estão dispostos a fazer a Sua vontade, mas estão presos no Cristianismo. Eles foram ludibriados a crer que ao abraçar a doutrina certa e dizer a “oração do pecador” (ou qualquer que seja a tradição cristã deles) eles foram salvos e estão indo para o Céu. Nosso Mestre Yahshua vê estes sinceros que estão dispostos a fazer Sua vontade como “Seu povo”, e os chama - “Sai dela povo meu!”
Você é um deles? Se for, você pode ser libertado do falso evangelho que só poderia torná-lo um joio, e receber a verdadeira palavra da vida que fará de você uma nova criação - uma dourada cabeça de trigo. Por favor, venha!
A luz para o mundo? Considere os seguintes resultados de pesquisa de um grupo de pesquisa cristã popular:[1] 1) Em uma pesquisa nacional representativa entre adultos nascidos de novo, nenhum dos indivíduos entrevistados disse que o...
Leia MaisEu cresci em uma família cristã e, sendo assim, com certeza ia para a igreja todo Domingo. Mas foi apenas em um certo ponto da minha juventude que comecei de fato a ler a Bíblia e...
Leia MaisEu me lembro dos dias empolgantes no seminário quando missionários veteranos vinham para falar conosco na capela, falando sobre os grandes desafios de levar o evangelho para toda tribo, língua e nação. Nossos corações...
Leia MaisNo palco, existem atores com partes a serem desempenhadas, Existem cenas com sinais e prodígios exibidos. Cada parte tem seu propósito na mensagem transmitida. Todos devem fazer sua parte. As luzes diminuem para o enredo se desenrolar, Pois...
Leia Mais