Os Santos


Um Povo Separado

A coisa mais importante sobre os santos é que eles recomeçaram suas vidas do zero. Eles nasceram seres humanos normais. Eles cresceram e fizeram escolhas que os puseram a caminho de um dos dois primeiros destinos eternos. De fato, a maioria deles provavelmente estava a caminho do destino eterno reservado para os imundos e injustos, o lago de fogo. Não havia a possibilidade de eles saírem, por conta própria, do caminho em que estavam andando e irem para o caminho dos justos. Mesmo que eles já fossem justos, eles nunca poderiam desfazer todos os erros que eles cometeram durante suas vidas antes de se tornarem santos.

O conceito de Deus de o que é ser santo é diferente de todas as idéias esquisitas que o homem tem. Quando Ele pensa em santo, Ele pensa em seres humanos que são totalmente restaurados à Sua imagem, a imagem na qual Ele os criou. Ele pensa em pessoas que são cheias de amor e que expressam este amor o tempo todo.

Mesmo que uma pessoa lute toda sua vida para não fazer o mal, e tente com toda sua força fazer o bem, ela ainda não pode voltar ao estado de pureza no qual Deus o criou. Ela não pode se restaurar de volta à maneira que Deus a criou para ser. O máximo que ela pode fazer é evitar a Segunda Morte. É por isso que nosso Mestre Yahshua disse que as pessoas tinham de nascer novamente. Ele quis dizer que elas tinham que começar tudo de novo, esquecer tudo que elas aprenderam, tudo que eram, e se tornar como bebês. Elas precisavam crescer novamente e aprender o que realmente significa ser verdadeiramente humano.

É por isso que, quando o filho de Deus, Yahshua de Nazaré, veio à terra, Ele reuniu um grupo de discípulos que passavam todo o tempo juntos. Eles estavam sempre um com o outro e com Ele, de dia e de noite. Eles precisavam estar com Ele porque eles eram cheios de problemas, e Ele era o único que tinha a solução. Por isso Ele criou um ambiente no qual eles poderiam partilhar tudo - não só suas possessões, mas também suas alegrias, suas feridas, e também seus problemas. Isto é o que significa comunhão. Filipenses 2:7 Ele fazia tudo sendo um homem que tinha comunhão com seu Pai no céu.

Ele se demonstrou para eles como a Luz do mundo. Ele mostrou-lhes a maneira de serem verdadeiros seres humanos. Mas não era suficiente para Ele só mostrar-lhes a maneira de viver. Ele tinha também que prepará-los para vivê-la. Ele tinha que lidar com todas as coisas falsas que eles tinham aprendido. Não eram apenas idéias falsas de como era Deus, ou o que significava ser santo e outras coisas assim. Ele tinha que tratar dos seus jeitos falsos de viverem. Ele os manteve consigo, juntos uns com os outros até que todos os jeitos errados que estavam dentro deles viessem à luz. Durante os anos em que eles viveram com Ele, eles foram totalmente expostos. Seus motivos ocultos vieram à luz. Os jeitos em que eram superficiais, tinham ambições mundanas e a recusa egoísta de sofrerem - tudo veio à tona. Todos os falsos conceitos que tinham sobre serem os mensageiros especiais do Messias, os futuros governadores de Israel, foram totalmente derrubados. Era um tempo de treinamento intensivo. Eles pelejavam uns com os outros, eram feridos em seus sentimentos, magoados, emburrados, cheios de argumentos, ressentidos um com o outro, falavam mal um do outro - até que cada maneira errada saía de dentro deles e Romanos 12:3 Eles deixaram para trás todas as idéias de serem superiores e especiais e aprenderam a aceitar uns aos outros e a eles próprios como realmente eram. Viram que sozinhos, sem depender de seu Pai nos céus, eles entravam em uma confusão desesperadora. Eles entendiam por experiência própria que sem Ele eles não fariam nada.
Era sobre isto que nosso Mestre estava falando quando Ele disse que nós temos que nascer novamente e nos tornarmos criancinhas. Ele passou muito tempo preparando-os para receber o Espírito Santo. Receber Seu Espírito era a única esperança que tinham de se tornarem santos - ou até mesmo de chegarem a ser inteiramente humanos. Ele completou sua missão morrendo como pagamento pelos pecados deles. Depois de ressuscitar, Ele foi para o céu e mandou Seu Espírito para habitar dentro deles. Estes mensageiros escolhidos tinham passado pelo fogo e aprendido como ser humildes e como ser reais, ser cheios e transbordar o Espírito do Criador de todas as coisas. Eles eram cheios de gozo, cheios de amor, incrivelmente pacientes, gentis como pombas, educados para com todos, mesmo com aqueles que não eram educados para com eles. Eles tinham dentro de si uma paz que as pessoas comuns não conseguiam entender. Este foi o resultado do treinamento exaustivo pelo qual eles tinham passado enquanto estavam com Yahshua. Eles tinham aprendido o Caminho do Senhor. Atos 2:42 Eles ensinavam aos novos discípulos as mesmas lições que eles tinham aprendido. Eles ajudavam-lhes a desistirem de seus falsos conceitos e sua falsa identidade. Eles ensinavam-lhes a depender de Yahshua. Agora, porém, havia uma diferença espantosa. Yahshua agora vinha a eles na pessoa de Seu Espírito. Atos 4:32 Eles só queriam ser leais ao seu Mestre Yahshua e aos seus companheiros.

Este é o verdadeiro significado de comunhão. Esta vida era a verdadeira "Vida de Igreja". Eles não iam só a reuniões e organizavam jantares onde comiam frango assado. Eles eram totalmente devotados a seu Deus. Eles eram inteiramente dedicados ao engrandecimento do nome dEle na terra, a trazer Seu governo para a terra, e a ver Seu propósito ser cumprido na terra, assim como é cumprido no céu. Eles eram dedicados a amá-Lo e amar uns aos outros, certificando-se assim de que ninguém na comunidade deles estava em necessidade. Atos 5:20 para todo lugar, e a todos que a recebessem. Eles não se tornaram uma nova religião, eles se tornaram uma nova nação. Eles eram a Comunidade de Israel. Lucas 1:33 o Israel de Deus, Atos 26:7; Tiago 1:1; Apocalipse 21:12 A vida de cuidado altruístico 2 Coríntios 8:1-14 A vida do céu estava vindo para a terra.

Portanto é isto que significa ser santo. É isto que significa passar da morte para a vida. Não significa só que seus pecados são lavados e seu destino é mudado. Significa que a vida de separação e alienação que faz com que as pessoas sejam tão miseráveis no mundo é trocada por uma vida diferente.

É assim que os santos são diferentes dos Justos das Nações. Eles não só fazem o melhor que podem para obedecer a sua consciência, mas os santos são consumidos pelo propósito de Deus, cheios do Espírito de Deus. Eles são restaurados de volta ao que significa ser um ser humano. Eles vivem para provar ao mundo o que significa ser criado à imagem de Deus. Salvação não é só escapar do Lago de Fogo. Significa ser livre de todas as coisas falsas dentro de si que o separam dos outros e o impedem de ser real. Ser Santo significa ser liberto da preocupação sobre o que comer e o que vestir. Vida Eterna quer dizer amar uns aos outros da maneira que Yahshua nos amou. Significa ter a segurança de que nós estamos fazendo o que é agradável ao nosso Criador e não ter medo da morte.

A Restauração de Todas as Coisas


O processo de salvação, de se fazer inteiro, que Yahshua começou na terra soa um pouco como fantasia. Se não tivesse sido escrito na Bíblia ninguém acreditaria que é possível. Pode parecer estranho, mas a maioria das pessoas que lê a Bíblia ainda não acredita que é possível. Eles olham para toda a confusão dos últimos 1900 anos e dificilmente podem acreditar que há algo além de "ir para o céu" após a morte. Mas há mais, há muito mais. Nosso Mestre prometeu em Marcos 9:12 que viria o tempo em que todas as coisas seriam restauradas. Nós sabemos que Ele é verdadeiro e que Ele sempre falou a verdade. Nós também acreditamos que a vida que Ele viveu na terra - a vida que ele partilhou com seus discípulos, a vida que abalou as fundações da sociedade no primeiro século - está sendo restaurada agora.

Se viver vale a pena, e se vale a pena acreditar na Bíblia, então cada pessoa que está viva deve achar para si um lugar onde este modo de vida está sendo vivido. Ele deve procurar e não desistir de procurar até que encontre esta vida de amor e comunhão. O que teria mais valor para você do que a Vida Eterna?

Leia Mais:

Como é A Morte

Finalmente você se vê só com sua consciência. Se vê, tendo que enfrentar seu pecado sem nada que distraia sua mente nem que tape a advertência de sua própria culpa. Todo ato mau, cada pensamento sugestivo, motivação egoísta, vem a tona para...

Leia Mais

A Prisão do Devedor

A ameaçadora presença da solidão pairou sobre você, por já ter ido além do limite da sua consciência, a um ponto sem possibilidade de retorno. Muitos você maltratou por sempre se achar o centro de tudo, por perseguir o prazer a todo custo. Cada...

Leia Mais

O que dizer sobre os pagãos?

"TRÊS? Você disse três destinos eternos? Eu pensava que havia só o Céu e o Inferno . . ." Muitas pessoas fazem esta pergunta, e não é surpreendente. Apesar de tudo, os cristãos já vêm pregando...

Leia Mais

A Consciência

Foi dada a você uma possessão especial que é de grande valor. Este valioso presente é uma parte vital de seu ser. É a sua consciência. Você precisa de sua consciência, porque ela comunica ao mais profundo de seu ser o conhecimento do bem e do...

Leia Mais